Gestão Democrática Participativa: Um Caminho para o Sucesso na Educação de Jovens e Adultos

Kênia Cristina da Fonseca, Maria Elba Medina Barrios

Resumo


Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta desafios únicos, especialmente na implementação de práticas de gestão democrática participativa. Este estudo examina como tal gestão pode melhorar a qualidade educacional e aumentar o engajamento dos estudantes na EJA, um setor frequentemente marginalizado em políticas educacionais. Utilizando uma metodologia qualitativa baseada na revisão de literatura conforme Gil (2012) e Marconi e Lakatos (2003), a pesquisa foi conduzida em bases de dados acadêmicas abrangentes, com foco em literatura dos últimos 20 anos para garantir relevância e atualidade. As análises revelam que a gestão democrática promove maior participação estudantil e reduz a evasão escolar, destacando a autonomia escolar como elemento chave para definir objetivos e métodos organizacionais eficazes. Este estudo contribui para o campo ao evidenciar que práticas inclusivas e participativas de gestão podem transformar significativamente a educação na EJA, fornecendo um modelo prático que outras instituições podem adaptar. Além disso, reforça a necessidade de pesquisas contínuas para adaptar as práticas de gestão às mudanças sociais e expectativas educacionais, promovendo uma educação mais equitativa e inclusiva.

 

 

Palavras-chave: gestão democrática participativa, qualidade educacional, engajamento dos estudantes, educação de jovens e adultos, EJA

 


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