Inclusão através do Movimento: Uma Revisão da Literatura sobre Educação Física para Portadores de Necessidades Especiais

Winter Gleike Gonçalves, Maria Elba Medina Barrios

Resumo


Resumo: Este estudo aborda a importância crucial da educação física como ferramenta de inclusão para indivíduos com necessidades especiais, destacando como ela promove não só a saúde física, mas também a integração social e o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. O objetivo principal é avaliar e sintetizar práticas de educação física inclusiva, identificando soluções para os desafios enfrentados por educadores e instituições na implementação dessas práticas. A metodologia adotada envolve uma abordagem qualitativa, onde dados são coletados de diversas fontes, incluindo documentos, registros e entrevistas, para entender e descrever fenômenos sociais. Este estudo também se baseia em pesquisa bibliográfica, que revisa literatura existente para construir uma compreensão aprofundada do tema e testar teorias relacionadas. Os resultados alcançados indicam que adaptações em equipamentos e infraestruturas são essenciais para facilitar a inclusão, assim como o desenvolvimento profissional contínuo de educadores para atender às necessidades de todos os alunos de maneira eficaz. Além disso, constatou-se que práticas inclusivas de educação física melhoram significativamente a qualidade de vida e a integração social dos alunos. Este estudo contribui para o campo acadêmico ao fornecer um panorama detalhado das melhores práticas e estratégias eficazes que podem ser adotadas em ambientes educativos. Ao promover uma educação física de qualidade para todos, espera-se também avançar em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa.

 

Palavras-chave: Educação Física Inclusiva. Necessidades Especiais. Inclusão. Desenvolvimento Profissional. Adaptações

 


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