A performance de cada professor acerca do processo de ensino e aprendizagem dentro de uma análise fenomenológica por meio das dinâmicas dos sabores e dos aromas

Rosa Jussara Bonfim Silva

Resumo


 

Resumo: O presente estudo, traz uma análise fenomenológica que se concentra na compreensão das experiências subjetivas das pessoas, tentando captar a essência dos fenômenos a partir da perspectiva daqueles que os vivenciam. Tal análise buscou captar a performance de professores no processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de investigar profundamente as percepções, sentimentos, motivações e experiências dos professores em seu contexto educacional, de maneira a fornecer uma visão rica e profunda sobre suas experiências, revelando tanto as práticas eficazes quanto os desafios enfrentados.

 

Palavras-chave: Fenomenologia; Percepções; Ensino; Aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


AMADO, J. Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2017.

FERNANDES, M.A. À clareira do ser: da fenomenologia da intencionalidade à abertura da existência. Teresópolis. RJ: Daimon, 2011.

HEIDEGGER, M. The basic problems of phenomenology. Indiana University Press, 1988.

HUSSERL, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. Madras, 2001.

HUSSERL, E. A crise da humanidade europeia e a filosofia. introdução e tradução de Urbano Zilles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.

REZENDE, A. M. Concepcão fenomenológica em educação. São Paulo: Cortez, 1990.

ROSA, G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

SÍVERES, L. A extensão como um princípio de aprendizagem. Revista Dialogos, v. 10, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.