Um olhar histórico da interface entre Psicologia e Educação

Patrícia Oliveira de Freitas, Luan Oliveira de Freitas, Eric Ferdinando Passone

Resumo


Resumo: A Psicologia Escolar no Brasil historicamente buscou inspirações de conhecimentos e práticas da Psicologia de outros países, que na realidade foram pouco efetivas ao cotidiano das escolas brasileiras. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo realizar uma análise histórica acerca da relação entre Psicologia e Educação, com base numa revisão de literatura não sistemática. Ao se considerar a perspectiva histórica abordada no decorrer do artigo e tomando como base a Lei nº 13.935/2019, que visa garantir a atuação do psicólogo bem como do assistente social, na rede pública de ensino e de educação básica, nota-se a necessidade de serem formuladas novas reflexões e práticas que abarquem o contexto escolar, bem como estudos acerca de como tal lei vem sendo implementada.

 

Palavras-chave: Educação Básica. Psicologia Escolar e Educacional. Queixa Escolar.


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