Pesquisa Bibliográfica de Ação Supervisora Escolar Numa Perspectiva Pedagógica

Iraci Teodomira da Silva, Rodnei Pereira

Resumo


Resumo: Este artigo tem o objetivo de encontrar suporte bibliográfico para analisar a atuação do supervisor escolar na perspectiva pedagógica, focado em construir uma identidade profissional sólida, em que suas ações estejam voltadas para o aprendizado de todos os alunos, superando ações meramente burocráticas. O supervisor escolar desempenha um papel crucial como mediador entre as esferas administrativa e pedagógica, fortalecendo o princípio democrático de participação coletiva no processo educativo. Como procedimentos metodológicos foram realizados: a) caracterização da atuação do supervisor do município de Franco da Rocha; b) levantamento bibliográfico e revisão de leitura; c) análise documental. A discussão da atuação do supervisor escolar foi pautada nos estudos de: Paro (2011); Luz e Mello (2011); Rolla (2006); Agostini (2020) e Figueiredo (2021). Após o levantamento bibliográfico foram identificadas características do perfil profissional do supervisor escolar, sujeito foco do estudo a ser desenvolvido.

 

Palavras-chave: Supervisor Escolar. Ação Supervisora. Gestão Democrática.

 


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