As Referências Circulares, Modelagem Arquitetônica e as Ações Colaborativas no Ensino de Arquitetura

Ivan Xavier

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta o potencial da modelagem arquitetônica no processo de aprendizagem da disciplina Fundamentos de Modelagem de Sistemas Estruturais - EAU, incorporando novos métodos de aprendizagem e utilizando processos de referência circular. Os principais problemas na arquitetura ainda residem na baixa qualidade de projetos em termos de design, representação e compatibilidade. Apesar da disponibilidade de CAD, BIM e outros softwares de modelagem, erros têm sido detectados em diversos tipos de projetos, incluindo arquitetura, estrutura e instalações prediais. A origem desses erros é sistemática e pode ser atribuída à falta de conhecimento sobre possibilidades estruturais e digitais, bem como à falha em valorizar sistemas de modelagem e ações colaborativas integradas ao processo. Essas questões podem ser abordadas desde cedo na formação dos futuros arquitetos. As experiências e tarefas realizadas demonstram que essa combinação reforça conceitos teóricos e aumenta significativamente o potencial criativo na integração de sistemas estruturais ao processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Modelagem, Referências Circulares, Projeto Digital, Ações Colaborativas.


Texto completo:

PDF

Referências


BOXWELL, Robert. Benchmarking for a competitive advantage. McGraw Hill, 1994.

ENGEL, Heino. Sistemas estruturais. Versão portuguesa de Esther Pereira da Silva. Editorial Gustavo Gili, SA, Barcelona, 2001.

HERNÁNDEZ-ROZ, Ricardo Aroca. Que es estrutura? Instituto Juan de Herrera. Escuela Técnica Superior de Arquitetura de Madrid. Cuaderno 60.01 / 1-16-08.

HILSON, Barry. Basic Structural Behavior: Understanding from Models. Pp.3 London: Thomas Telford, 1993.

REBELLO, Yopanan. A concepção estrutural e a arquitetura. Pp. 15-21. São Paulo: Zigurate Editora. 2000.

SENNET, Richard. O artífice. Tradução de Clóvis Marques. – 3a ed. – Rio de Janeiro: Record, 2012.

XAVIER, Ivan S. L. et al. The Importance of circular References, Architectural Modeling, Digital Project and Collaborative Actions in the Architecture Learning. ICGG 2018 – Proceedings of the 18th International Conference on Geometry and Graphics – 40th Anniversary. Pp. 1777-1788. Milan, Italy 2-7: Luigi Cocchiarella (ED.), 2018.

XAVIER, Ivan S. L.; NUNES, Denise Vianna. Teaching Architecture and the Modeling

Project Associated with Geometric Representation Systems. Advances in Intelligent Systems and Computing – V. 1296 - ICGG 2020 – Proceedings of the 19th International

Conference on Geometry and Graphics. Editor Liang-Yee Cheng - Springer Nature Switzerland - Department of Construction Engineering Polytechnic School of University of São Paulo São Paulo, 2021.

XAVIER, Ivan S. L. The Teaching of Technology-Mediated Architectural Design.

Advances in Intelligent Systems and Computing – V. 3 - ICGG 2022 – Proceedings of the 20th International Conference on Geometry and Graphics. Editor Liang-Yee Cheng - Springer Nature Switzerland - Department of Construction Engineering Polytechnic School of University of São Paulo. São Paulo, 2023.

XAVIER, Ivan S. L. As referências Circulares e as Ações Colaborativas no Ensino de Arquitetura. Escredocências – caderno especial do congresso internacional movimentos docentes - Volume único – Congresso Internacional Movimento Docentes 2023 – Universidade Federal de São Paulo – V&V Editora. Santo André – SP, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.