A Integração da Gestão Escolar com a Ludificação e a Metodologia SOS: uma Revisão de Literatura
Resumo
Resumo: Os desafios enfrentados pelos gestores escolares são numerosos, abrangendo desde a organização da instituição até a implementação de abordagens democráticas que promovam a formação docente, no qual se observa um descompasso entre a teoria e a prática nas ações formativas. Diante dessas questões, o presente trabalho, uma pesquisa de Mestrado Profissional em andamento, tem a finalidade de analisar as produções sobre a ação da gestão escolar na formação continuada de professores, considerando a ludificação e a metodologia SOS como potenciais abordagens nesse processo. Para tal, empreendemos uma revisão de literatura nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BTDT), da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no Google Scholar via o software Publish or Perish. Após a análise interpretativa, os resultados indicaram que tanto o processo da ludificação, como a utilização da metodologia de Sensibilização, Organização e Sistematização (SOS) são promissoras enquanto estratégias no desenvolvimento de processos formativos docentes realizados pelos gestores escolares.
Palavras-chave: Gestor Escolar. Ludificação. Metodologia SOS.
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PDFReferências
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