Além das fórmulas: Análise das práticas de storytelling em química
Resumo
Resumo: A utilização de estratégias de ensino como o storytelling pode estimular a curiosidade, imaginação e pensamento crítico dos estudantes diante dos desafios e obstáculos do ensino-aprendizagem. Este estudo busca compreender a importância do uso do storytelling como uma estratégia inovadora, apresentando uma busca de dados de natureza qualitativa para mapear como o tema está sendo abordado e relacionado ao uso do storytelling no ensino de química. Os termos de buscas foram selecionados de modo a obter uma visão generalizada sobre como vem sendo estudado e utilizado o storytelling na química. As buscas foram realizadas na língua inglesa na base de dados da Scopus e na língua portuguesa na base de dados da Capes. A análise dos dados identificou que a área de storytelling tem despertado o interesse da comunidade acadêmica em diversas áreas de conhecimento. Entretanto, o número limitado de artigos demonstrando o uso do storytelling na química indica que há um espaço a ser preenchido nessa linha, o que chama a atenção, do ponto de vista educacional, para a importância de conhecer, estudar, desenvolver e aplicar estratégias de ensino inovadoras nessa área.
Palavras-chave: Storytelling. Química. Eletroquímica.
Texto completo:
PDFReferências
BEDIN, Everton; CLEOPHAS, Maria das Graças. Storytelling como ferramenta educativa eficaz no ensino de história da química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 355–382, 2023. DOI: 10.5007/1982-5153.2023.e90867.
BLONDER, Ron; SAKHNINI, Sohair. Teaching two basic nanotechnology concepts in secondary school by using a variety of teaching methods. Chemistry Education Research and Practice, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 500–516, 2012. ISSN: 11094028. DOI: 10.1039/c2rp20026k.
COLLINS, Sibrina N. The importance of storytelling in chemical education. Nature Chemistry, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–2, 2021. ISSN: 17554349. DOI: 10.1038/s41557-020-00617-7. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1038/s41557-020-00617-7.
COLLINS, Sibrina; STEELE, Tiffany; NELSON, Michelle. Storytelling as Pedagogy: The Power of Chemistry Stories as a Tool for Classroom Engagement. Journal of Chemical Education, [S. l.], v. 100, n. 7, p. 2664–2672, 2023. ISSN: 19381328. DOI: 10.1021/acs.jchemed.3c00008.
DIAS, Dora; FERRAZ-CAETANO, José; PAIVA, João. “ethics against Chemistry”: Solving a Crime Using Chemistry Concepts and Storytelling in a History of Science-Based Interactive Game for Middle School Students. Journal of Chemical Education, [S. l.], v. 98, n. 5, p. 1681–1690, 2021. ISSN: 19381328. DOI: 10.1021/acs.jchemed.0c01469.
FIELD’S, Karla Amâncio Pinto; RIBEIRO, Katia Dias Ferreira; SOUZA, Raquel Aparecida. UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS APOIADAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e21052, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.11890.
MACKEY, Katrina; MCHUGH, Martin; MCGLACKEN, Gerard P. Some people and personalities of organic chemistry: A teaching hook for mid-level university students. Chemistry Teacher International, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 327–338, 2022. ISSN: 25693263. DOI: 10.1515/cti-2021-0037.
MENDES VEIGA, Márcia S.; QUENENHENN, Alessandra; CARGNIN, Claudete. O ENSINO DE QUÍMICA: algumas reflexões. I Jornada De Didática - O Ensino Como Foco I Fórum De Professores De Didática Do Estado Do Paraná, [S. l.], p. 190–198, 2012. ISBN: 978-85-7846-145-4.
MORAIS, C.; ARAÚJO, J. L.; SAÚDE, I. Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: Middle school students interacting with pre-school children. Chemistry Education Research and Practice, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 302–315, 2019. ISSN: 11094028. DOI: 10.1039/c8rp00096d.
MORAIS, Carla. Storytelling with chemistry and related hands-on activities: Informal learning experiences to prevent “chemophobia” and promote young children’s scientific literacy. Journal of Chemical Education, [S. l.], v. 92, n. 1, p. 58–65, 2015. ISSN: 19381328. DOI: 10.1021/ed5002416.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, [S. l.], v. II, p. 15–33, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora:uma abordagem teórico-prática 2018. ISBN: 978-85-8429-115-1. Disponível em: http://porvir.org/serie-de-dialogos-debate-competencias-socioemocionais/.
OLIVEIRA, Daniele. Storytelling Como Estratégia De Ensino No Contexto Da Educação Profissional E Tecnológica. [S. l.], v. 5, n. 1, p. 55, 2020.
OLIVEIRA, Josimara Cristina de Carvalho; OLIVEIRA, André Carmargo. Sala invertida em avaliações de físico química no Ensino Superior. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 38–56, 2020. DOI: 10.23864/cpp.v5i12.440.
RODRIGUES, Jocelia Silva Machado; RODRIGUES, Maria Virlene de Araujo; RODRIGUES, Aldimar Machado. Ensino de físico-química: perspectivas e dificuldades elencadas por alunos de uma escola pública de ensino médio do Maranhão. Civicae, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 8–12, 2020. ISBN: 0000000234009. DOI: 10.6008/cbpc2674-6646.2020.002.0002.
SABINO, Claudia de Vilhena Schayer. UTILIZAÇÃO DO “STORYTELLING” NO ENSINO DE FUNÇÕES DA QUÍMICA ORGÂNICA. Experiências em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 17, n. 2, 2022.
SANTOS, Milton; LIMA, Diêgo Luan; SILVA, Ana Paula. Aprendizagem de modelos atômicos utilizando o Storytelling ambientado na história da ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, [S. l.], v. 25, p. 250–262, 2022. DOI: 10.23925/2178-2911.2022v25espp250-262.
SILVA, A. J.; LOPES, A. P.; RUBEM, C. M. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Química no 2 ano do ensino médio em uma Escola Estadual no município de Tabatinga-Amazonas. 12º Simpósio Brasileiro de Educação Química, Fortaleza, 2014.
STANG, Edda; STEEN, Tonje. Digital storytelling in a digital environment: a case study for social work education. Social Work Education, [S. l.], v. 00, n. 00, p. 1–18, 2023. ISSN: 14701227. DOI: 10.1080/02615479.2023.2275664. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02615479.2023.2275664.
VALADARES, Eduardo de Campos. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova Escola, [S. l.], v. 13, p. 3, 2001. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a08.pdf.
Apontamentos
- Não há apontamentos.