Escritores mirins: uma proposta de produção textual significativa
Resumo
Resumo: Um projeto inovador, que reconhece a importância de todos os envolvidos, alunos de uma turma de terceiro ano, do Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Saltinho, interior do estado de São Paulo, que tem por objetivo tornar a escrita algo significativo e muito mais prazeroso para os alunos, ensinando dentro deste percurso os procedimentos de escritor. O projeto teve a duração de quase um ano, apresenta o trabalho com produção textual, tendo o professor como escriba dos seus alunos, que se envolvem em todo o momento no processo de escrita, revisão e ilustração do seu texto. Tendo como ponto de partida a entrevista com duas autoras de livros infantis, que motivaram todo o projeto, que possibilitou aos alunos a chance de se tornarem “escritores mirins”.
Palavras-chave: Políticas públicas. Burocratas de médio escalão. Diretor de escola.
Texto completo:
PDFReferências
BRAKLING, Kátia Lomba; Garcia, Marisa. O ajuste do texto ao contexto de produção: um conteúdo esquecido? Revista Educação, p. 12 - 29, 30 ago. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. BAse Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso: 28 Abril, 2024.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
REIS, Dóris e AGUIAR, Greice. Meu nome tem história. Santo André: Vzinho, 2022. Dis-ponível em: https://www.vveditora.com/infantil/978-65-997670-1-2
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, Suely Cristina Gomes et al. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de microbiologia de alimentos. In: Metodologias Ativas: aprendizagens baseadas em projetos. Diadema: V&V Editora, 2022.
SANTOS, Queila Vicente Fonseca e DANTAS, Rony de Melo. Valentina e Sophie. Diadema: Vzinho, 2022. Disponível em: https://www.vveditora.com/infantil/978-65-997670-0-5
SILVA, Fernanda Sturion da. As aventuras da turma do terceiro ano no mundo da escrita. Diadema: Vzinho, 2022. Disponível em: https://www.vveditora.com/infantil/978-65-997670-2-9
Apontamentos
- Não há apontamentos.