O diretor de escola como burocrata de médio escalão na implementação de políticas públicas em educação

Ana Paula Lopes Spineli Macedo, Rodnei Pereira, Volnei da Silva

Resumo


Resumo: Este artigo se concentra nos estudos de implementação de políticas públicas em educação, com ênfase no papel do diretor de escola, aqui entendido como um burocrata de médio escalão. A pesquisa tem como fonte de análise a literatura produzida por autores como Farah, Lotta, Muylaert, Oliveira, Abrucio, entre outros, acerca do tema de implementação de políticas públicas e burocratas de médio escalão. Assim, realizamos uma revisão narrativa, orientados pela seguinte questão: segundo a literatura examinada, quais as contribuições dos estudos de burocratas de médio escalão para as discussões sobre o papel do diretor na implementação das políticas educacionais? Os resultados mostraram que as interações dos burocratas de médio escalão, na perspectiva da figura do diretor de escola, propiciam instrumentos que favorecem a compreensão dos fatores que afetam a implementação de políticas públicas em educação.

 

Palavras-chave: Políticas públicas. Burocratas de médio escalão. Diretor de escola.

 


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