Ciências para um mundo melhor: desenvolvendo o conceito de consciência ambiental e sustentabilidade no Ensino Fundamental

Geovanna Vitória Bezerra, Giovana Dalonso Monteiro, Carlos Alexandre Felicio Brito

Resumo


Resumo: A formação de professores para o ensino fundamental enfrenta desafios complexos, especialmente no contexto da conscientização ambiental e sustentabilidade. Os educadores desempenham um papel crucial na orientação dos alunos para a resolução de problemas e adoção de estilos de vida sustentáveis. Este estudo visa explorar a formação de professores para abordar questões ambientais no ensino fundamental, destacando a importância do papel dos educadores na promoção de estilos de vida sustentáveis. O estudo baseia-se no Design Experiment (DE), uma abordagem que busca resolver problemas complexos em contextos reais de colaboração com profissionais da educação. Utilizou-se uma sequência didática para desenvolver a consciência ambiental e sustentabilidade entre os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Observou-se que a flexibilidade metodológica e o diálogo constante foram essenciais para a eficácia da sequência didática. As formações proporcionadas pelo projeto PIBID-USCS foram fundamentais para o desenvolvimento dos futuros professores, destacando o papel significativo da tecnologia no processo educacional. A colaboração entre todos os envolvidos no projeto foi crucial para o sucesso das atividades. Recomenda-se que futuras pesquisas e práticas educacionais continuem a explorar abordagens inovadoras para promover a consciência ambiental e sustentabilidade no contexto escolar. O PIBID desempenha um papel crucial na formação de professores comprometidos com um mundo mais justo e sustentável.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Conscientização ambiental. Sustentabilidade. Design Experiment. Educação fundamental.


Texto completo:

PDF

Referências


HENRIKSSON, A.-C. Primary school students’ perceptions of a sustainable future in the context of a Storyline project. LUMAT: International Journal on Math, Science and Technology Education, Helsinki, v. 11, n. 1, p. 69–90, 2023. DOI: 10.31129/LUMAT.11.1.1879. Disponível em: https://journals.helsinki.fi/lumat/article/view/1879. Acesso em 22 abr. 2024.

BRITO, C. A. F.; LOBO DA COSTA, N. M.; DINIZ, S. N. Novos gestos didáticos no ensino remoto emergencial: Lições aprendidas na docência em tempos de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0053–0071, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14989. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14989. Acesso em: 26 abr. 2024.

COBB, Paul; CONFREY, Jere; DISESSA, Andrea; LEHRER, Richard; SCHAUBLE, Leona. Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, Estados Unidos, v. 32, ed. 1, p. 9-13, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3699928. Acesso em: 25 abr. 2024.

GAVRILAKIS, Costas; STAMOULI, Erasmia; LIARAKOU, Georgia. Primary school students’ awareness of and attitudes toward local threatened animals. Human Dimensions of Wildlife, Reino Unido, v. 29, ed. 2, p. 159–175, 2023. DOI https://doi.org/10.1080/10871209.2023.2212687. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10871209.2023.2212687. Acesso em: 28 abr. 2024.

GLEISER, Marcelo. O despertar do universo consciente: um manifesto para o futuro da humanidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2024

SUTINAH, Cucun; WIDODO, Ari; MUSLIM, Muslim; SYAODIH, Ernawulan. Sustainable Awareness About Climate Change on Elementary School Pupils’ Perspective: What Wonderful Finding!. Al Ibtida: jurnal pendidikan guru MI, Indonésia, v. 10, ed. 1, 2023. DOI 10.24235/al.ibtida.snj.v10i1.13037. Disponível em: https://syekhnurjati.ac.id/jurnal/index.php/ibtida/article/view/13037. Acesso em: 1 maio 2024.

POZO-MUÑOZ, Maria Paz; MARTÍN-GÁMEZ, Carolina; VELASCO-MARTÍNEZ, Leticia Concepción; TÓJAR-HURTADO, Juan Carlos. Research and Development of Environmental Awareness about Water in Primary Education Students through Their Drawings. Education Sciences, Málaga, v. 13, ed. 2, 2023. DOI https://doi.org/10.3390/educsci13020119. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/2/119. Acesso em: 23 abr. 2024.

SEIBERT, Lucas Gabriel; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; CISCAR, Salvador Llinares. Observar com Sentido: uma competência importante na vida profissional do professor de Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, ed. 1, p. 133-152, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/285. Acesso em: 30 abr. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.