Prática da atenção plena e educação socioemocional na escola: uma revisão integrativa da literatura
Resumo
Resumo: A prática de educação plena (mindfulness) tem sido estudada em diversos campos de conhecimento. Na educação, o campo ainda é relativamente recente, com implicações voltadas à educação socioemocional. Este trabalho objetivou construir uma revisão integrativa da literatura das publicações científicas nacionais e internacionais de língua inglesa, espanhola e portuguesa, com os descritores Atenção Plena/ Mindfulness e Educação Socioemocional, sem um recorte temporal em vista da atualidade dos estudos. Os dados quantitativos das publicações demonstram um acréscimo a partir de 2017 e uma concentração na língua inglesa. Os dados qualitativos, com uma amostra das publicações, demonstram que a maioria dos estudos se volta para a dimensão pessoal, destacando as conexões da prática de atenção plena com a resiliência, o autoconhecimento, o bem-estar, a autocompaixão, a auto-estima e o desempenho escolar. Artigos que exploram a dimensão além de si, trazem as implicações da autoconsciência para a compreensão de si na relação com o outro e com o mundo. Destaca-se a importância de explorar mais as relações entre a atenção plena e a educação socioemocional em pesquisas, especialmente com enfoque na dimensão para além de si.
Palavras-chave: Mindfulness. Educação Socioemocional. Aprendizagem socioemocional
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
DEMARZO, M.; OLIVEIRA, D. R.; TERZI, A.; CAMPAYO, J.G. Mindfulness para profissionais de educação: práticas para o bem-estar no trabalho e na vida pessoal. Senac São Paulo; 1ª edição. 2020. 272 p.
FERNANDEZ-ROMERO, Milena et al. Mindfulness para la reducción de síntomas de estrés, ansiedad y depresión en estudiantes universitarios de Yhú, Paraguay. Rev. cient. cienc. salud, Asunción , v. 5, e5115, 2023 .
De CARVALHO, J.S.; PINTO A.M.; MARÔCO J. Results of a Mindfulness-Based Social-Emotional Learning Program on Portuguese Elementary Students and Teachers: a Quasi-Experimental Study. 2017.
FREITAS, B. I.; MARIN, A. H. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro. 2a ed. Porto Alegre: Editora Gênese, 2022.
HAINES, B.A. et al. The Mindfulness-Based Kindness Curriculum for Preschoolers: An Applied Multi-Site Randomized Control Trial. 2023.
HENRIKSEN D.; GRUBER N. System-wide school mindfulness: addressing elementary students’ social-emotional learning and wellbeing. 2024.
KABAT-ZINN, J. Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. Clinical Psychology Science and Practice 10: 144 –56. 2003.
LAM K; SEIDEN D. Effects of a Brief Mindfulness Curriculum on Self-reported Executive Functioning and Emotion Regulation in Hong Kong Adolescents. 2020.
LIMA, T.C.S; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007.
MAYER, J; SALOVEY, P. (1997). “What is emotional intelligence?” En P. Salovey y D. Sluyter (Eds). Emotional Development and Emotional Intelligence: Implications for Educators (pp. 3-31). New York: Basic Book.
McLEOD C.; BOYES M. The Effectiveness of Social-Emotional Learning Strategies and Mindful Breathing with Biofeedback on the Reduction of Adolescent Test Anxiety. Canadian Journal of Education. 2021.
MEIKLEJOHN, J.; PHILLIPS, C.; FREEDMAN, M. et al. Integrating Mindfulness Training into K-12 Education: Fostering the Resilience of Teachers and Students. Mindfulness. 3. 291-307. 2012.
RAHAL, G. M.. Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 347-358, 2018.
SANCHEZ B; KAZEN H. Qualitative Study on At-Risk Hispanic Adolescents engaged in Social Emotional Learning and Mindfulness Practices. 2021.
SANTOS, P. H. F.; TERZI, A. M.; SANTOS, T. F. N.; ORTIZ, M. O. Intervenções baseadas em mindfulness no contexto educativo brasileiro: da mitigação do sofrimento ocupacional à ampliação do poder de ação e transformação. In: B. L. FREITAS; A. H. MARIN. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro. 2a ed. Porto Alegre: Editora Gênese, 2022, p. 122-157.
SASTRE, G.; MARIMÓN, M. M. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2002.
SCHONERT-REICHL K.A.et al. Enhancing cognitive and social-emotional development through a simple-to-administer mindfulness-based school program for elementary school children: A randomized controlled trial. 2015.
_______________. Mindfulness in Education: Introduction and Overview of the Handbook. In: Schonert-Reichl, K., Roeser, R. (eds) Handbook of Mindfulness in Education. Mindfulness in Behavioral Health. Springer, New York, NY. 2016.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, p. 102-106, 2010. Disponível em:
STANSZUS, L. et al. Education for Sustainable Consumption through Mindfulness Training: Development of a Consumption-Specific Intervention Journal of Teacher Education for Sustainability, v19 n1 p5-21.2017.
STOCKALL, N.; BLACKWELL, W. Mindfulness Training: Reducing Anxiety in Students with Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education Journal, [s. l.], v. 50, n. 1, p. 1–9, 2022.
TAN, C. Introduction to Mindfulness. In: Mindful Education. Encounters between East and West. Springer, Singapore. 2021.
______________. Mindfulness and morality: Educational insights from Confucius. Jornal of Moral Education. Vol 50, N. 3, 2021, .356-367. 2021.
TERZI, A. M. et. al. Mindfulness en Educación: experiencias y perspectivas desde Brasil. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 2016, n. 87 (30, 3), diciembre; p. 107-122, 2016.
TERZI, A. M., Matos, D. P., RODRIGUES, M. L., & DEMARZO, M. Mindfulness in Education and Paulo Freire: a reflective approach. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 24, e200015. 2020.
TERZI, A. M, MATOS, D. P.; RODRIGUES, M. L.; DEMARZO, M. Mindfulness na Educação e Paulo Freire: uma abordagem reflexiva. São Paulo: UNESP. 2020.
WALLACE, B. A.; SHAPIRO, S. L. Mental balance and well-being: Building bridges between Buddhism and Western psychology. American Psychologist, 61(7), 690–701.2006.
WEAR, K.; BETHUME, A. Implementing mindfulness in schools: an evidence-based guide. United Kingdom: The Mindfulness Initiative Sheffield, 2021.
WEIJER-BERGSMA, E.; LANGENBERG, G.; BRANDSMA, R.; OORT, F. J.; BÖGELS, S. M. The effectiveness of a school-based mindfulness training as a program to prevent stress in elementary school children. Mindfulness, v. 5, p. 238-248, 2014.
ZENNER, C.; HERRNLEBEN-KURZ, S.; WALACH, H. Mindfulness-based interventions in schools—a systematic review and meta-analysis. Frontiers in psychology, v. 5, p. 603, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.