Pensar a escola, a formação e a escrita: relatos das experiências do Projeto RP-CAPES na UNIFESP em Guarulhos
Resumo
Resumo: O presente artigo pretende apresentar experiências formativas de professores formados e em formação no âmbito do Projeto Residência Pedagógica-CAPES do Curso de Pedagogia da UNIFESP. O projeto desenvolvido nas salas de aulas de alfabetização tem como objetivo contribuir para construção de um novo olhar para o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita da criança, promovendo reflexões a respeito da educação e das relações entre educandos e educadores no processo de alfabetização e letramento. As atividades do projeto estão amparadas numa visão de formação docente que busca a construção da autonomia por parte dos licenciandos, futuros docentes, tornando-os conscientes da especificidade da profissão docente, que requer a indissociabilidade entre teoria e prática. A experiência relatada aqui reflete as vivências e atividades desenvolvidas na EPG Clementina de Jesus, escola da Rede Municipal de Guarulhos, abrangendo residentes e professora supervisora do 2º ano do Ensino Fundamental. Trabalhamos com sequências didáticas com foco principal no aprimoramento das habilidades de escrita e leitura por meio dos estudos das estruturas dos gêneros textuais carta, convite e bilhete, considerando a função social dos mesmos e os meios de circulação na sociedade. A partir do exposto, cabe mencionar as possibilidades que o programa apresenta, como o acompanhamento da prática-pedagógica da professora preceptora, as reuniões de planejamento, elaboração de atividades coletivas com base nas necessidades de aprendizagem, aplicação das atividades e da análise de subsídios teóricos-metodológicos e documentos curriculares a fim de solucionar questões advindas do processo de alfabetização e da práxis como docente alfabetizador.
Palavras-chave: Formação docente. Formação continuada. Universidade Pública. Escola Pública. Alfabetização e Letramento
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PDFReferências
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