O professor na era digital: reflexões para ensinar no século XXI

Claudia Nakanichi, Ecleide Cunico Furlanetto

Resumo


Resumo: O presente resumo: "O professor na era digital: reflexões para ensinar no século XXI" objetiva discutir o papel docente no processo ensino-aprendizagem na contemporaneidade. O percurso teórico-metodológico fundamentou-se em uma revisão bibliográfica que proporcionou reflexões sobre o 'novo papel' do professor em meio a um contexto de mudanças e incertezas advindas da cultura digital e do uso das tecnologia da informação e comunicação (TICS) que hoje permeiam o cenário educacional: Camargo; Daros (2021), Bacich; Moran (2018), Bacich; Holanda (2020), Melo; Neto; Petrilho (2022), Imbernón (2011). Tal revisão bibliogŕafica resultou em ponderações significativas acerca do papel docente hoje: a importância do trabalho em equipe; o uso de metodologias ativas; o aluno como elemento central do processo educativo; a valorização da invenção, da descoberta e da construção do conhecimento de forma coletiva e a construção de uma nova forma de educação com a finalidade de criar comunidades de aprendizagem. Assim, a revisão bibliográfica aqui apresentada mostra-se como um recorte das profundas modificações no processo de ensinar e aprender no século XXI e abre-se para um leque maior de reflexões sobre como ensinar, fomentando debates no meio acadêmico sobre o 'novo papel' do docente na atualidade.

 

Palavras-chave: Era digital. Metodologias ativas. Século XXI.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, L; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Lilian Bacich, José Moran (org), Porto Alegre: Penso: 2018, 238 p.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula digital: estratégias para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2021.

BUZAN, T. Mapas Mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Editora Sextante, ISBN: 9788575424933, 96 p., 2009.

COSTA, F.A. (coord.). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Carnaxide: Santillana, 2012.

DOLAN, E. L.; COLLINS, J. P. We must teach more effectively: here are four ways to get started. Molecular Biology of the Cell, v 26, n 12, 2015. Disponível em: http://porvir.org/serie-de-dialogos-debate-competencias-socioemocionais Acesso em 05 jul. 2024.

FISHER, D.; FREY, N.; HATTIE, J. “The distance learning playbook grade K-12: teaching for engagement and impact”, 2020, p.33-34, ISBN: 9781071828922, Corwin, 208 p.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza, tradução Silvana Cobucci Leite, 9 ed., São Paulo: Cortez Editora, 2011.

PEARSON, M.; SOMEKH, B. Learning transformation with technology: a question of sociocultural contexts? International Journal of Qualitative Studies in Education, v.19, n.4, p. 519-539, 2006.

MELLO, C. de.; NETO, J. R. M. de A.; PETRILLO, R. P. (Coords). Metodologias Ativas: Desafios Contemporâneos e Aprendizagem Transformadora. Rio de Janeiro: 2019.

MELLO, Cleyson de Moraes; NETO, José Rogério Moura de Almeida; PETRILLO, Regina Pentagna. Educação 5.0: Educação para o Futuro, Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022.

NÓVOA, A. Professores: Libertar o futuro. Editora Diálogos Embalados, 140 p., 2023.

PEARSON, M.; SOMEKH, B. Learning transformation with technology: a question of sociocultural contexts? International Journal of Qualitative Studies in Education, v.19, n.4, p. 519-539, 2006.

SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, v. 23 n. 42, p. 73-89, jul/dez 2014. Disponível em: https://edubase.sbu.unicamp.br/handle/EDUBASE/5370 Acesso em 07 jul. 2024.

SCHNEIDER, B.; BLIKSTEIN, P.; PEA, R. The flipped, flipped classroom.2013. Disponível em: http://stanforddaily.com/2013/08/05/the-flipped-flipped-classroom/. Acesso em: 07 jul. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.