Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Abordagens no Ensino
Resumo
Resumo: O seguinte estudo apresenta uma pesquisa qualitativa documental e a metodologia utilizada segue a análise de conteúdo de Bardin. Embora a educação ambiental ainda não seja uma prática amplamente disseminada entre a maioria dos professores, sua relevância e aplicabilidade são indiscutíveis. Os resíduos sólidos, por sua presença quase onipresente na vida cotidiana, emergem como uma ferramenta educacional poderosa. A partir de seu estudo, é possível explorar uma vasta gama de tópicos que se conectam diretamente com as disciplinas de Ciências e Matemática no ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A combinação de resíduos sólidos com a educação ambiental pode oferecer uma oportunidade rica e multifacetada de promoção do aprendizado e apropriação do conhecimento, além de uma abordagem diversificada, especialmente quando considerada a atuação das correntes de educação ambiental. A educação ambiental deve promover o desenvolvimento social e econômico sustentável ao incentivar a análise dos efeitos do consumo exacerbado, tanto em nível local quanto global. Isso tem início com a avaliação do próprio consumo, ampliando-se para uma perspectiva mais abrangente, incluindo a participação de instituições públicas e privadas, fomentando sua característica intrínseca de ser crítica e ser emancipatória. É crucial que as políticas educacionais e as práticas pedagógicas reconheçam e incorporem essa potencialidade, assegurando que a educação ambiental se torne verdadeiramente uma parte integral e indissociável do currículo escolar.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Escola, Ensino, BNCC
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PDFReferências
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