Educação Técnica em tempos de Pandemia: Uma revisão bibliográfica no contexto do Ensino Remoto Emergencial

Lucas Menezes Gonçalves da Silva, Jose Elias Emidio, Eric Ferdinando Passone

Resumo


Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e uma revisão de literatura com foco nos principais artigos sobre o ensino remoto na educação técnica pública brasileira, durante o período de pandemia vividos pela disseminação do vírus COVID-19. Na pesquisa destaca-se como principais pontos que, apesar do interesse dos estudantes e professores em novas tecnologias, o ensino remoto emergencial se caracterizou pela ausência de acesso à ferramentas digitais da maioria dos alunos de baixa renda. Observou-se ainda o baixo preparo pedagógico da equipe escolar em comparação ao EAD e a falta do contato presencial no processo de ensino e aprendizagem, considerando o isolamento social. Diante disso, somado ao contexto econômico, intensifica a desigualdade social presente em nosso país.

 

Palavras-chave: Educação técnica; Pandemia; Tecnologias de ensino; Ensino remoto.


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