Reflexões sobre a disciplina Projeto de Vida no Estado de Minas Gerais: tensões, perspectivas e profissionalização docente
Resumo
Resumo: O artigo apresenta algumas problematizações acerca do Novo Ensino Médio (NEM), implementado no Brasil, a partir da aprovação da Lei n. 13.415, em fevereiro de 2017, em estreita correlação com a importância da última etapa da Educação Básica e seu papel social, político e cultural para a vida dos estudantes, questionando a postura e os encaminhamentos da formação docente para a docência em Projeto de Vida. Trata-se das primeiras reflexões que dão origem a uma pesquisa em andamento realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo maior da pesquisa consiste em identificar quem são os professores que atuam com a disciplina Projeto de Vida nas escolas estaduais de Minas Gerais e como estes adquirem conhecimentos específicos para o exercício docente. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva baseada em produções sobre o NEM no estado assim como em documentos oficiais publicados pela Secretaria Estadual de Educação. Considera-se que a implementação do NEM tem potencializado a precarização do magistério mineiro, incidindo sobre a formulação de políticas para formação continuada de professores.
Palavras-chave: Projeto de Vida. Novo Ensino Médio. Profissionalização docente.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Maria Alves de; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Análise do Novo Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 37, 2023.
ARROYO, Miguel G. Repensar o Ensino Médio: Por que? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Editora UFMG, 2014, p. 53 – 73.
ARROYO, Miguel G. Vidas Re-Existentes: Reafirmando sua outra humanidade na história. Petrópolis: Vozes, 2023.
BORGES, Anna Karolina Santoro. Projetos de vida no contexto educacional público: concepções de professores e estudantes. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Escola de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/16818. Acesso em: 05 maio 2024.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do Ensino Médio, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e revoga as disposições da Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 04 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensino-medio-duvidas#:~:text=E%20o%20que%20s%C3%A3o%20os,poder%C3%A3o%20escolher%20no%20ensino%20m%C3%A9dio. Acesso em: 04 maio 2024.
CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora Cristina. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 285–293, 2022.
CORROCHANO, Maria Carla. Jovens no Ensino Médio: Qual o lugar do trabalho? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Editora UFMG, 2014, p. 205 – 228.
CUNHA, Emmanuel Ribeiro. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, v. 1, n. 2, p. 31-40, 2007.
ESTEVES, Thiago de Jesus; OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. Projeto de Vida em Minas Gerais. Vale tudo? perfil docente deste componente curricular do Ensino Médio. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, [S. l.], v. 7, n. 12, p. e–610, 2022.
FURTADO, Renan Santos; SILVA, Vergas Vitória Andrade da. A reforma em curso no ensino médio brasileiro e a naturalização das desigualdades escolares e sociais. Revista e-Curriculum, v. 18, n. 1, p. 158-179, 2020.
GONÇALVES, Lia Rodrigues; PASSOS, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos; PASSOS, Álvaro Mariano dos. Novos rumos para o ensino médio noturno. Como e por que fazer? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 13, n. 48, p. 345-360, 2005.
GROPPO, Luis Antonio. O novo ciclo de ações coletivas juvenis no Brasil. In: COSTA, Adriana Alves Fernandes; GROPPO, Luis Antonio. (Org.). O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro e João, 2018. p. 293–328.
KRAWCZYK, Nora. Uma roda de conversa sobre os desafios do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Editora UFMG, 2014, p. 75 – 98.
KUENZER, Acacia Zeneida. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, v. 21, n. 70, p. 15–39, 2000.
MINAS GERAIS. Caderno Pedagógico: Projeto de Vida. Novo Ensino Médio 2023: Itinerário Formativo. Secretaria de Estado da Educação, Subsecretaria de Educação Básica, Superintendências de Políticas Pedagógicas, Diretoria de Ensino Médio. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1YOYsGBL2SO7X9DU5TDbdxILfp4ZSuugr. Acesso em: 05/05/2024.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.908, de 11 de setembro de 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/19Usg2hrM1nDYbgymBNGhjTvjOIX0zSEW/view. Acesso em: 03 maio 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Resolução SEE nº 4.920, de 06 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/4920-23-r-Public.07-10-23.pdf. Acesso em: 04 maio 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE/MG nº 4.789, de 11 de novembro de 2022. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2024.
REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE; GRUPO ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRACIA. Primeira geração de concluintes avalia o “Novo Ensino Médio” [Nota Técnica]. São Paulo: REPU / Gepud, 20 mar. 2024. Disponível em: www.repu.com.br/notastecnicas; e https://www.gepud.com.br/gepud.html.
SANTANA, Izamoema de; SANTOS, Flavya Soraya Mendes Machado dos; SANTOS, Maria José Albuquerque. A Formação de Professores(as) que Atuam na Disciplina Projeto de Vida do Novo Currículo do Ensino Médio em São Luís – MA. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-23, 2023.
SANTOS, Laís Alice Oliveira. As Políticas Educacionais Mineiras aos Modi Operandi do Neoliberalismo: Dos governos de Aécio Neves ao governo de Romeu Zema (2003-2022). 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
SILVA, Amanda Moreira da; MOTTA, Vânia Cardoso da. A presença do empresariado na educação pública brasileira e a precarização de novo tipo de trabalho docente. Educação em Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 27–42, 2017.
SILVA, Carlos Henrique Ferreira da. SILVA, Anna Karolina Santoro Borges; SOUZA, Lidiane dos Santos; SOUSA, Marcela Pereira de; FRANCISCO, Caroline de Fátima; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Componente Curricular Projeto de Vida: Perspectivas de Professoras da Rede Estadual de São Paulo. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e262428, 2023.
SILVA, Mônica Ribeiro da; SHEIBER, Leda. Reforma do ensino médio: pragmatismo e lógica mercantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 19-31, 2017.
SOARES, Renata Simão; RAMALHO, Maria Lúcia. Novo Ensino Médio no Estado de Minas Gerais: Arcabouço legal da implementação. Educação em Foco, Juiz de Fora, v.28, p. 1-17, 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.
WELLER, Wivian. Jovens no Ensino Médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Editora UFMG, 2014, p. 135 -154.
Apontamentos
- Não há apontamentos.