ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DE HORTA-ESCOLA EM AMBIENTE PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL NA ESCOLA ESPÍRITA GILSON DE MENDONÇA HENRIQUES EM LUZIÂNIA-GO
Resumo
Sabendo que o Desenvolvimento Sustentável é aquele que visa suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer as futuras, em nível social, ambiental, econômico, político, cultural e tecnológico, as práticas de inclusão e educação ambiental sustentável contribuem para a modificação dos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental e do ensino médio quanto à percepção que eles possuem da natureza. O objetivo deste artigo é o de apresentar a importância da implantação de uma Horta-Escola como prática de inclusão e educação ambiental sustentável, na Escola Espírita Gilson de Mendonça Henriques, em Luziânia-GO. As atividades de implantação da horta-escola se iniciaram no primeiro semestre de 2018 através de um projeto de extensão, que atuou na formação da consciência de respeito e cuidado; da necessidade da conservar o meio ambiente e melhorar a alimentação das crianças. Verificou-se maior interação de alunos do ensino fundamental, e, de acordo com observações, passaram a aceitar melhor as verduras, legumes e frutas. Os trabalhos desenvolvidos na horta-escola criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo. O resultado final da implantação da horta-escola construiu o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados e permeou todo o processo educativo, estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas. Contribuiu para formar cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais, estimulando o cuidado na busca da melhoria da qualidade de vida.
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