FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: UM ESTUDO INTEGRADO AO ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumo
RESUMO: Este artigo faz parte de uma tese de doutorado em desenvolvimento que se realiza no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE), MG, na linha de pesquisa I Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino – Aprendizagem, conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES/PROSUP). Faz parte das propostas alinhadas ao Grupo de Pesquisa formação docente, direito de aprender e práticas pedagógicas (FORDAPP) com o tema “ Formação continuada de docentes: um estudo integrado ao estado do conhecimento”, incorporado ao projeto de tese: “Formação continuada de professores de educação básica: o Centro de Estudos Continuados do Município de Patos de Minas”. Objetivou-se identificar e sintetizar as pesquisas já realizadas sobre formação continuada de professores, com foco em contextos similares ao do Centro de Estudos Continuados de Patos de Minas. Isso inclui o levantamento de abordagens teóricas, metodológicas, práticas adotadas em outros estudos, além disso, pode fornecer uma base teórica sólida para a tese, apoiado em análises e discussões com referências a pesquisas previamente publicadas. A metodologia do desenvolvimento deste estudo situa-se no campo da abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e documental, foram analisados textos em três bases de dados e neste artigo, o enfoque é apenas uma delas, que é a SciELO Brasil, apresentando os resultados iniciais da pesquisa. A seleção dos textos corresponde aos últimos cinco anos, os quais possuem aderência com o objeto de estudo da tese, assumindo como descritores: “formação continuada docente OR educação permanente”, “formação continuada AND docente”, “formação continuada AND docente OR professor”. Filtro usado na pesquisa foram os periódicos “Educar em Revista”, “Educação e Pesquisa” e “Revista Brasileira de Educação”. O Estado do Conhecimento ressalta que a formação continuada de docentes deve promover a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, permitindo que os professores analisem suas experiências e identifiquem áreas de melhoria. Essa reflexão é fundamental para a construção de um conhecimento que faça sentido para os educadores. O artigo dialoga com a teoria dos autores da área da educação: Carlos Marcelo Garcia (1999;2013), Donald Schon (1992), Imbernón (2009; 2019), Ken Zeichner (1998), Maurice Tardif (2014; 2019), dentre outros. Portanto, a formação continuada de docentes refere-se ao processo contínuo de desenvolvimento profissional dos professores ao longo de suas carreiras. Esse processo é essencial para garantir que os educadores mantenham suas práticas pedagógicas atualizadas e estejam aptos a enfrentar os desafios da educação contemporânea.
Palavras-chave: estado do conhecimento; formação continuada dos docentes; práticas pedagógicas.
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