DOSSIÊ “TEMAS EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES E SEUS PROCESSOS”

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Sauloéber Tarsio de Souza

Resumo


O presente dossiê é fruto do trabalho de professores e alunos que militam no campo da História da Educação e que são vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação.

Os 12 artigos aqui reunidos decorreram das discussões, estudos, seminários desenvolvidos ao longo da disciplina “Tópicos Especiais em História e Historiografia da Educação III: Historiografia das Instituições Escolares”, ao longo do primeiro semestre de 2024. Entre os seus objetivos, a disciplina buscou privilegiar as reflexões em torno da subárea História das Instituições Escolares, especificamente sobre as metodologias de pesquisa empregadas na investigação científica cujo objeto de trabalho é a história de determinada escola. Também se propôs enfocar os processos sócio históricos que levaram a invenção da escola moderna e a criação dos sistemas nacionais de ensino em seus diferentes níveis de especialização, da escola elementar, passando pela educação secundária/profissionalizante até a superior.

Entre os resultados demonstrados pelos artigos aqui publicados ressalta-se o entendimento de que as instituições educativas são expressões do projeto de modernidade, materializadas no sistema oficial de educação, sejam elas instituições filantrópicas, públicas ou privadas, escolares ou não, de educação infantil ou secundária. Refletiu-se também sobre os sujeitos que nelas vivem, circulam, reproduzem ou reinventam esses espaços educativos, em especial sobre a figura feminina, já que tais instituições gradativamente foram ocupadas pelas mulheres que historicamente, ingressaram no mercado de trabalho por meio dessas instituições.


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