A Utopia da Educadora Nata na Figura Feminina: Resistência e Contradições

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Camila Lima Coimbra, Sauloéber Tarsio de Souza, Karina Estela Costa

Resumo


Resumo: Este artigo tem como escopo analisar sobre a atuação dos docentes da Educação Infantil sobretudo das mulheres que carregam o mito da educadora nata por atribuírem a estas profissionais o papel de mães ou cuidadoras. Neste trabalho faremos um breve corte histórico sobre a educação feminina no Brasil como uma possível explicação do porque deste mito permanecer até os dias atuais. A desvalorização destes profissionais da Educação Infantil está enraizada em muitas contradições históricas, políticas e sociais. A necessidade de refletir sobre a profissionalização destes docentes é urgente e, bem sabemos que não há uma política específica de formação de professores para esta categoria. Muitos pesquisadores apontam que estas professoras enfrentam constantemente oceanos de silenciamento por ainda estarem à margem das políticas públicas de formação de professores.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Docência e profissionalização. Educação feminina no Brasil.

 


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