Escolas de Improviso e Grupos Escolares: Estudo Comparativo de Pedagogias e Espaços Escolares

Camila de Cássia Ferreira, Sauloéber Tarsio de Souza, Luci Cleide Pereira

Resumo


Resumo: Este estudo apresenta uma análise comparativa dos aspectos pedagógicos e arquitetônicos das escolas de improviso do período imperial brasileiro e do modelo de Grupo Escolar introduzido no início da República. A pesquisa explora a evolução da educação primária no Brasil, focando em como esses dois modelos educacionais refletem transformações políticas e sociais mais amplas. As escolas de improviso, caracterizadas por sua arquitetura simples e métodos pedagógicos básicos, funcionavam em espaços improvisados com métodos de ensino que visavam a memorização e repetição. Em contraste, o Grupo Escolar, criado durante o início da República, introduziu uma abordagem mais sistemática para a educação, com edifícios escolares construídos para esse fim, salas de aula segmentadas e práticas pedagógicas avançadas. Ao comparar esses dois modelos pedagógicos, o estudo buscou elucidar o desenvolvimento histórico da educação primária no Brasil no período estudado, examinando as mudanças nos métodos de ensino, nos espaços educacionais e o impacto dessas mudanças no cenário educacional. Apesar das limitações e contradições de cada modelo, o estudo mostrou que ambos legaram características na construção do sistema educacional brasileiro.

 

Palavras-chave: Instituições Escolares. Modelos Pedagógicos. Império. República

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