Em busca da Educação Moderna no Brasil: uma visão geral sobre os Grupos Escolares

Laura de Oliveira, Drieli Veloso de Souza, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Armindo Quillici Neto

Resumo


Resumo: Este artigo objetiva compreender o contexto de criação dos Grupos escolares no Brasil na virada do século XIX para o XX, de forma a identificar os fatores que motivaram a criação dos grupos e descrever algumas de suas características. Foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa. Nesse sentido, para fundamentar as discussões utilizamos do lastro teórico dos autores e autoras referências no campo da História da Educação, como Araújo e Souza (2012) e Souza (1998, 2008, 2016) que tratam sobre os Grupos escolares no Brasil. Os resultados indicam que o país experimentava profundas transformações políticas, sociais, econômicas e educacionais impulsionadas pela transição do fim do Império para a República, na busca pela modernidade e progresso essas instituições primárias tornam-se símbolo do período republicano, pois acreditavam na educação como redentora da sociedade, ante os altos índices de analfabetismo no país. No entanto, devido à falta de investimento do governo, estruturas precárias e desigualdade do acesso aos alunos, é possível perceber a ineficácia da função dessas instituições na luta contra o analfabetismo, já que havia poucas escolas graduadas e a maioria delas localizavam-se no centro, priorizando à elite. Por fim, notamos que existem resquícios dessa política escolar nos dias atuais e que por meio do contexto histórico percebemos a precariedade do ensino público e a importância de políticas públicas que garantam a qualidade do ensino e a permanência dos alunos.

 

Palavras-chave: História da Educação. República. Grupos Escolares.


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