A Contribuição da Imprensa Periódica para a Pesquisa em História da Educação

Luci Cleide Pereira, Sauloéber Tarsio de Souza, Camila de Cássia Ferreira

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo geral ressaltar e validar a imprensa como fonte de contribuição para as pesquisas em História da Educação, tendo como objetivos específicos refletir brevemente sobre a trajetória da imprensa no Brasil, bem como a importância dos jornais no contexto da pesquisa acadêmica no campo educacional, apoiando-se em análises que combinam métodos qualitativos e quantitativos. Partimos da questão problema: por que os jornais como veiculadores de informações genéricas podem ser considerados fontes confiáveis na construção da investigação histórica? A metodologia utilizada é a técnica da revisão bibliográfica, apoiando-nos em autores como Campos (2012), Pasquini & Toledo (2014) e Zanlorenzi (2012), que apresentaram em seus estudos reflexões sobre o desenvolvimento da imprensa no Brasil, especialmente a partir da chegada da família real portuguesa em 1808, bem como a indicação em suas conclusões de que os jornais enquanto fonte da pesquisa histórica alcançaram grande relevância no mundo científico e, em consequência no campo da História da Educação, nas últimas três décadas. Isso considerando-se que a imprensa é expressão de diferentes aspectos que são decisivos para a compreensão dos debates realizados no calor dos acontecimentos passados, da articulação política e social, revelando elementos que muitas vezes são desconhecidos contribuindo para a montagem do quebra-cabeças de determinado evento histórico.

Palavras-chave: História da Educação. Imprensa. Fontes.


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Referências


CAMPOS, R. D. de. (2012). No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, 12(1 [28]), 45-70. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38775. Acesso em: 8 jul. 2024.

PASQUINI, A. S.; TOLEDO, C. A. (2014). Historiografia da educação: a imprensa enquanto fonte de investigação. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 257–267. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p257-267. Acesso em: 10 jul. 2024.

SODRÉ, N. W. A história da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

ZANLORENZI, C. M. P. História da educação, fontes e a imprensa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 60–71, 2010. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639806.

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639806. Acesso em: 13 jul. 2024.


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