Revisitando a proposta do I Congresso Mineiro de Educação em suas tendências históricas, políticas, socioculturais e educacionais (1980-1990)
Resumo
Resumo: Este artigo se insere à linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação”, que fundamenta a temática e envolve a História da Educação brasileira, suas tendências históricas, políticas, socioculturais e educacionais, contextualizadas no sistema federativo brasileiro com a crise do regime autoritário, cruzando nesse percurso com desafios que impulsionaram novas demandas que levaram a transformar e democratizar a sociedade. A problemática partiu dos questionamentos: Como se encontrava a educação básica no Brasil nas décadas de 1980-1990? Como foi realizado o I Congresso Mineiro de Educação e quais as contribuições, no campo educacional, representadas pelo educador Neidson Rodrigues, na luta pela democratização? A pesquisa apresenta como objetivo geral: reconhecer os pressupostos, objetivos e organização do Congresso Mineiro de Educação. A metodologia constituiu-se da pesquisa bibliográfica baseada em leitura de obras de teóricos que abordam sobre a política do momento e a realização do Congresso Mineiro. Adotou-se o método materialismo histórico-dialético para analisar articulações, relações, tensões e contradições; desta forma, a epistemologia dialética, na pesquisa em educação, entende-se como a forma de construção de conhecimento, e, assim, para a construção histórica sobre o enfrentamento de desafios educacionais e sociais. Os resultados esperados, já que o estudo se encontra em andamento, problematiza a história do pensamento educacional de Neidson Rodrigues, que se comprometeu com o enfrentamento dos problemas educacionais, exercitou a democracia brasileira, coordenou o I Congresso Mineiro de Educação, possibilitou à comunidade escolar discutir sobre a educação e promoveu a construção de propostas concretas de trabalho.
Palavras-chave: Educação brasileira. Congresso Mineiro. Neidson Rodrigues.
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