Presença do ideário da escola nova: a pedagogia do jornal no Grupo Escolar Professor Ildefonso Mascarenhas, Ituiutaba, MG (1956–60)

Marina Baduy, Juliene Silva de Souza Sevilha, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

Resumo


Resumo: Este estudo explora as relações entre grupo escolar e movimento escola nova pelo viés das práticas pedagógicas. A hipótese é que no grupo escolar o ideário escolanovista se fez presente de forma mais longeva em procedimentos como a produção de jornal escolar no Ensino Primário. O objetivo foi analisar o caso do jornal escolar de um grupo escolar de Ituiutaba, MG, e as possibilidades de repercussão na vida dos estudantes. Filiado à história das instituições escolares (sujeitos, práticas e consequências) e à história dos intelectuais da educação (movimentos), o trabalho se desdobra mais como uma reflexão histórica derivada de uma pesquisa documental cujas fontes foram textos de jornal, exemplar de jornal escolar, regulamento do ensino primário e relatos orais. Os elos entre Escola Nova e jornal escolar como pedagogia aparecem em duas perspectivas: na do francês Célestin Freinet, sistematizador da pedagogia do jornal escolar (das vantagens) e educador associável ao movimento da escola; e a de Francisco Campos, autor de uma reforma do ensino calcada no ideário escolanovista no Brasil. No texto da reforma, estão concepções que dialogam quase literalmente com o que Freinet concebe como vantagem social da pedagogia do jornal; ou seja, relações de cooperação e socialização horizontal entre alunos e professores. No grupo escolar estudado, cuja história de funcionamento nos primeiros foi marcada por condições desfavoráveis materialmente, a pedagogia do jornal se mostrou tão acertada que teve reconhecimento formal da secretaria de educação de Minas Gerais, além de ter sido longevo (1956–1961 ao menos).

 

Palavras-chave: Grupo escolar. Escola Nova. Pedagogia do jornal.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ADAIR, Flavia. O jornal como instrumento pedagógico. Programa Folha Educação: uma proposta de leitura de jornal em sala de aula. Comunicação & Educação, jan./abr., 1995.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BADUY, Marina. Grupo Escolar Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva: sua historicidade e o contexto econômico e social de Ituiutaba em sua implantação. 2020. 155 f. Dissertação (mestrado em Educação) — Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3622.

CHOPPIN, Alain. Os manuais escolares na França e a formação do cidadão. Veritas, Porto Alegre, v. 43, n. especial, 1998.

COSTA, Michele C. C. O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova. 2008. 159 f. Dissertação (mestrado em Educação) — Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.

FARIA, Maria A. Como usar o jornal na sala de aula. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 2006. FREINET, Célestin. O jornal escolar. Lisboa: Estampa, 1974.

GONÇALVES, Irene A. A melhoria da produção de textos através do jornal escolar. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR, 2014. V.1.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, p. 9–43, jan./jun. 2001.

OLIVEIRA, Pâmela F. Ações modernizadoras em Minas Gerais: a reforma educacional Francisco Campos (1926–30). 2011. 130 f. Dissertação (mestrado em Ciências Humanas) — Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 2011.

PAVANI, Cecília. Jornal: uma abertura para a educação. Campinas: Papirus, 2007.

SCHELBAUER, Analete R. A constituição do método intuitivo na Província de São Paulo (1870–1889). São Paulo: USP, 2005. 350f. Tese (doutorado em Educação) — Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

VIEGAS, Juliana Goretti Aparecida Braga. O processo de legitimação do grupo escolar como instituição de saber (Ouro Preto, Minas Gerais, 1900–1920). 2012. 106 f. Dissertação (mestrado em Educação) — Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

XAVIER, Maria Elizabete; RIBEIRO, Maria Luisa; NORONHA, Olinda Maria. A história da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

FONTES

— Jornais

FOLHA de Ituiutaba. Jornal escolar de Ituiutaba recebe elogios. Ituiutaba, MG, sábado, 22 nov. 1958, n. 924

FOLHA de Ituiutaba. Oportunidades a jovens. Ituiutaba, MG, quarta-feira, 19 maio 1960, n. 1021

— Documentais

MINAS GERAIS. Secretaria do Interior. Regulamenta o ensino primário em Minas Gerais. Decreto 7.970, de 15 de outubro de 1928. Disponível no link: https://drive.google.com/file/d/142yK1P6w9y63jsB0SL2mE-zi4OfIzWmR/view. Acesso em: 15 jul. 2024.

— Orais

BITTAR, Nagib. Ituiutaba, MG, 4 de fevereiro de 2009. 1 fita cassete (60 min). Entrevista concedida a Valéria Aparecida de Lima.

W. A. Ituiutaba, MG, 8 de janeiro de 2009. 1 fita cassete (60 min). Entrevista concedida a Valéria Aparecida de Lima.

ACERVOS CONSULTADOS

Arquivo da Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva Website da Hemeroteca da Biblioteca Nacional


Apontamentos

  • Não há apontamentos.