Presença do ideário da escola nova: a pedagogia do jornal no Grupo Escolar Professor Ildefonso Mascarenhas, Ituiutaba, MG (1956–60)
Resumo
Resumo: Este estudo explora as relações entre grupo escolar e movimento escola nova pelo viés das práticas pedagógicas. A hipótese é que no grupo escolar o ideário escolanovista se fez presente de forma mais longeva em procedimentos como a produção de jornal escolar no Ensino Primário. O objetivo foi analisar o caso do jornal escolar de um grupo escolar de Ituiutaba, MG, e as possibilidades de repercussão na vida dos estudantes. Filiado à história das instituições escolares (sujeitos, práticas e consequências) e à história dos intelectuais da educação (movimentos), o trabalho se desdobra mais como uma reflexão histórica derivada de uma pesquisa documental cujas fontes foram textos de jornal, exemplar de jornal escolar, regulamento do ensino primário e relatos orais. Os elos entre Escola Nova e jornal escolar como pedagogia aparecem em duas perspectivas: na do francês Célestin Freinet, sistematizador da pedagogia do jornal escolar (das vantagens) e educador associável ao movimento da escola; e a de Francisco Campos, autor de uma reforma do ensino calcada no ideário escolanovista no Brasil. No texto da reforma, estão concepções que dialogam quase literalmente com o que Freinet concebe como vantagem social da pedagogia do jornal; ou seja, relações de cooperação e socialização horizontal entre alunos e professores. No grupo escolar estudado, cuja história de funcionamento nos primeiros foi marcada por condições desfavoráveis materialmente, a pedagogia do jornal se mostrou tão acertada que teve reconhecimento formal da secretaria de educação de Minas Gerais, além de ter sido longevo (1956–1961 ao menos).
Palavras-chave: Grupo escolar. Escola Nova. Pedagogia do jornal.
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PDFReferências
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ACERVOS CONSULTADOS
Arquivo da Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva Website da Hemeroteca da Biblioteca Nacional
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