Reflexões sobre a Gênese da Escola Municipal de Educação Infantil Jean Piaget (Uberlândia 1986 – 2004)
Resumo
Resumo: Este artigo trás reflexão acerca de pesquisa em andamento sobre o processo de criação e consolidação da Escola Municipal de Educação Infantil Jean Piaget localizada na cidade de Uberlândia-MG, no período entre 1986 e 2004. Entendemos ser importante esse trabalho por enfocar período em que ocorre movimentação (nos âmbitos público e privado) no sentido de se ampliar a rede de educação infantil em todo o país. Dessa forma, por meio da revisão bibliográfica e de fontes oficiais públicas e arquivos privados buscamos enfocar os desafios enfrentados pelos sujeitos que lutaram por estabelecer tal instituição escolar nessa cidade do interior mineiro. Considerando-se que a instituição escolar exerce uma influência significativa e intervém na comunidade em que se localiza, torna-se essencial refletir sobre seu papel no processo histórico buscando valorizar sua memória institucional e sua tarefa educativa desde o passado até o presente. Dada a importância dessas instituições em geral, o presente artigo enfoca, em especial, o ramo da educação menos privilegiado pelas pesquisas acadêmicas, creches e demais escolas de educação infantil, que não apresentam prestígio social como aquelas de educação média e superior. Buscamos demonstrar que a transição dessa instituição de creche comunitária para escola municipal de educação infantil teve um impacto significativo na comunidade carente onde se localiza. Assim, espera-se contribuir com uma melhor compreensão dos modelos educativos que se desenvolveram no Brasil, por meio do estudo da dessa instituição da rede pública de educação infantil no município de Uberlândia-MG.
Palavras-chave: História da Educação. Educação Infantil. EMEI Jean Piaget. Uberlândia-MG.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
FERREIRA, Vanessa de Souza. Creches comunitárias e democracia participativa: novas perspectivas à infância uberlandense (1983-8). 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. Disponível em https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13827. Acessado em 24 de junho de 2024.
MAGALHÃES, Justino Pereira. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2004.
. Um Apontamento metodológico sobre a História das Instituições Educativas. In SOUZA, C., CATANI, D. (orgs.) Práticas Educativas, Culturas Escolares, Profissão docente. II Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. São Paulo, Escrituras, 1998.
NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. Colóquio sobre pesquisa de instituições escolares. Campinas: UNICAMP; São Paulo: UNINOVE, 2006.
. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas: Alínea, 2009 MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral, São Paulo: Loyola, 1996.
RODRÍGUEZ, Margarita Victória. História e memória: contribuições dos estudos das instituições escolares para a história da educação. Série estudos: periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 25, p. 21-29, jan./jun. 2008.
SANFELICE, José Luis. História e historiografia de instituições escolares. Histeedbr On- line, Campinas, n.35, p. 192-200, set.2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268360799_H, acesso em: 19jul2024.
SANFELICE, José Luis. A história das instituições escolares: desafios teóricos. Revista série estudos, Campo Grande, n. 25, p. 11-17, jan./jun. 2008.
SANFELICE, José Luis. História das Instituições Escolares. In: NASCIMENTO, M. I. M. et.al (org.). Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Instituições de memória e organização de acervos para a história das instituições escolares. In: SILVA, João Carlos da; ORSO, José Paulino; CASTANHA, André Paulo; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. (Org.). História da educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica. Campinas: Alínea, 2013.
SAVIANI, Demerval. Instituições Escolares: Conceito, História, Historiografia e Práticas. Cadernos de História da Educação - nº. 4 - jan./dez. 2005.
UBERLÂNDIA, Prefeitura Municipal – Secretaria Municipal de Educação, Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil Jean Piaget, 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.