Um breve estudo sobre as mudanças do Ensino Secundário no Brasil no período de 1930 a 1950
Resumo
Resumo: O período entre 1930 e 1950 foi marcado por significativas transformações no sistema educacional brasileiro, particularmente no Ensino Secundário. Sob a presidência de Getúlio Vargas, entre os anos de 1930 a 1954, o Brasil passou por reformas educacionais que buscaram modernizar e centralizar a educação, sendo uma das características da ideologia do Estado Novo. Este artigo tem como objetivo analisar as principais mudanças introduzidas nesse período, explorando os contextos políticos e sociais que influenciaram essas reformas e suas implicações para o desenvolvimento educacional do país. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica que é um método de investigação que se baseia na consulta e análise de material já publicado, como livros, artigos, teses e outras fontes acadêmicas, ou seja, a pesquisa/revisão bibliográfica abrange a coleta de informações gerais, se concentra na análise crítica dos conceitos relevantes para o tema em questão, foca na estruturação do conhecimento e embasa o estudo. Conclui-se que as reformas educacionais implementadas durante o governo Vargas, no período selecionado para a pesquisa, tiveram um impacto significativo no Ensino Secundário no Brasil, em especial com as Leis Orgânicas. Apesar de terem promovido a modernização do ensino ao que tange a organicidade do Ensino Secundário por meio de várias estratégias escolares, como a seriação do currículo, a frequência obrigatória dos alunos, a imposição de um detalhado e regular sistema de avaliação discente e a reestruturação do sistema de inspeção federal, estas reformas também enfrentaram desafios como a persistência da exclusão social e regional. O legado dessas reformas é complexo, refletindo tanto avanços importantes quanto limitações inerentes ao contexto político, econômico e social da época.
Palavras-chave: Ensino Secundário, Leis Orgânicas, Governo Vargas.
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