O uso do GeoGebra no ensino da Geometria Plana: uma revisão de literatura
Resumo
Este artigo procurou investigar contribuições do software GeoGebra no ensino de Geometria Plana, como ferramenta educacional para aperfeiçoar a compreensão dos conceitos matemáticos. O estudo baseia-se na análise de literatura existente e em revisões de projetos que utilizaram o GeoGebra em diferentes contextos educacionais. A metodologia envolveu uma pesquisa sistemática em bases de dados acadêmicas, focando em publicações entre 2019 e 2023, e a seleção de trabalhos relevantes para uma análise mais aprofundada. Foram escolhidas seis dissertações para detalhada revisão, com base em suas contribuições para a compreensão do uso do GeoGebra no ensino de Geometria Plana. Além disso, estudos de Valério e Souza (2013), Costa e Lacerda (2013), Moran (2000), Almeida (2014), Felcher (2021) e outros autores foram incluídos no referencial teórico. A análise das dissertações revelou a eficácia do software em facilitar a aprendizagem e aumentar o engajamento dos estudantes, destacando a importância da integração de tecnologias digitais no ensino de Matemática. Espera-se com esse trabalho promover reflexão sobre as potencialidades do uso do GeoGebra, sugerindo sua inclusão à prática docente como estratégia para melhoria da educação matemática.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, N. A. de. (Coord.) (et al.). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
ARAÚJO, Josenildo Padre de. Explorando a semelhança de figuras planas com o auxílio do GeoGebra e materiais concretos: uma abordagem didática. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
COSTA, André; LACERDA, Geraldo. O uso do GeoGebra no ensino de Geometria: um estudo com estudantes do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, v. 6, n. 6, p. 31-42, 2013.
CUNHA, Regina Célia Alves da. Educação mediada por tecnologias digitais: novas perspectivas e desafios. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 11, n. 2, p. 1-11, jul./dez. 2021.
CUSTÓDIO, Nubas. Uso do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da geometria, pontos notáveis do triângulo na Educação Básica. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2022.
DAHM, Francine. Área e perímetro de figuras geométricas planas: percepções e criações através de malha quadriculada e o software GeoGebra. 2019. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
FELCHER, Carla Denize Ott. Uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2021.
FERRI, Julio Cesar; CALEJON, Laura Marisa Carnielo; SCHIMIGUEL, Juliano. Uso do GeoGebra no ensino de Matemática. Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul, v. 2, n. 1, 2014.
GOULART, Thais Maria Barbosa. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira; GONDIM, Raquel de Sousa; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Utilização do GeoGebra para o ensino de geometria: uma revisão sistemática de literatura. Ensino da Matemática em Debate, v. 10, n. 1, p. 31-51, 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MARQUES, Felipe de Jesus Ribeiro. Arquitetando com alunos do ensino médio. Argumentos sobre quadriláteros em um ambiente virtual com GeoGebra. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13 ed. Papirus Editora, 2007. p. 11-65.
OLIVEIRA, Matheus Timóteo de. Estudo sobre triângulos no ensino fundamental usando o software GeoGebra. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
SALES, Mary Valda Souza. Tecnologias digitais, redes e educação. Salvador. Edufba, 2020.
SOUSA, Adriano; MARTINS, Rogério; CARNEIRO, Raylson; SILVA, Kattia; CARNEIRO, Rogerio. Tecnologias na Matemática: Uma Revisão acerca de Trabalhos com o uso do GeoGebra no Ensino de Geometria Plana. Revista Paranaense de Educação Matemática, 11(26), 384–401. 2022.
VALÉRIO, A. V.; SOUZA, L. R. Ensino da geometria analítica com o uso do software GeoGebra. Revista Eletrônica de Educação e Ciência, Avaré, v. 3, n. 1, p. 7-14, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.