O uso do GeoGebra no ensino da Geometria Plana: uma revisão de literatura

Vitória Emilly da Silva Calmon Oliveira, Aléx Gomes da Silva

Resumo


Este artigo procurou investigar contribuições do software GeoGebra no ensino de Geometria Plana, como ferramenta educacional para aperfeiçoar a compreensão dos conceitos matemáticos. O estudo baseia-se na análise de literatura existente e em revisões de projetos que utilizaram o GeoGebra em diferentes contextos educacionais. A metodologia envolveu uma pesquisa sistemática em bases de dados acadêmicas, focando em publicações entre 2019 e 2023, e a seleção de trabalhos relevantes para uma análise mais aprofundada. Foram escolhidas seis dissertações para detalhada revisão, com base em suas contribuições para a compreensão do uso do GeoGebra no ensino de Geometria Plana. Além disso, estudos de Valério e Souza (2013), Costa e Lacerda (2013), Moran (2000), Almeida (2014), Felcher (2021) e outros autores foram incluídos no referencial teórico. A análise das dissertações revelou a eficácia do software em facilitar a aprendizagem e aumentar o engajamento dos estudantes, destacando a importância da integração de tecnologias digitais no ensino de Matemática. Espera-se com esse trabalho promover reflexão sobre as potencialidades do uso do GeoGebra, sugerindo sua inclusão à prática docente como estratégia para melhoria da educação matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, N. A. de. (Coord.) (et al.). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ARAÚJO, Josenildo Padre de. Explorando a semelhança de figuras planas com o auxílio do GeoGebra e materiais concretos: uma abordagem didática. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.

COSTA, André; LACERDA, Geraldo. O uso do GeoGebra no ensino de Geometria: um estudo com estudantes do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, v. 6, n. 6, p. 31-42, 2013.

CUNHA, Regina Célia Alves da. Educação mediada por tecnologias digitais: novas perspectivas e desafios. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 11, n. 2, p. 1-11, jul./dez. 2021.

CUSTÓDIO, Nubas. Uso do software GeoGebra no processo de ensino e aprendizagem da geometria, pontos notáveis do triângulo na Educação Básica. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2022.

DAHM, Francine. Área e perímetro de figuras geométricas planas: percepções e criações através de malha quadriculada e o software GeoGebra. 2019. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

FELCHER, Carla Denize Ott. Uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2021.

FERRI, Julio Cesar; CALEJON, Laura Marisa Carnielo; SCHIMIGUEL, Juliano. Uso do GeoGebra no ensino de Matemática. Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul, v. 2, n. 1, 2014.

GOULART, Thais Maria Barbosa. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.

MAIA, Lucas Emanuel de Oliveira; GONDIM, Raquel de Sousa; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Utilização do GeoGebra para o ensino de geometria: uma revisão sistemática de literatura. Ensino da Matemática em Debate, v. 10, n. 1, p. 31-51, 2023.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

MARQUES, Felipe de Jesus Ribeiro. Arquitetando com alunos do ensino médio. Argumentos sobre quadriláteros em um ambiente virtual com GeoGebra. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13 ed. Papirus Editora, 2007. p. 11-65.

OLIVEIRA, Matheus Timóteo de. Estudo sobre triângulos no ensino fundamental usando o software GeoGebra. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

SALES, Mary Valda Souza. Tecnologias digitais, redes e educação. Salvador. Edufba, 2020.

SOUSA, Adriano; MARTINS, Rogério; CARNEIRO, Raylson; SILVA, Kattia; CARNEIRO, Rogerio. Tecnologias na Matemática: Uma Revisão acerca de Trabalhos com o uso do GeoGebra no Ensino de Geometria Plana. Revista Paranaense de Educação Matemática, 11(26), 384–401. 2022.

VALÉRIO, A. V.; SOUZA, L. R. Ensino da geometria analítica com o uso do software GeoGebra. Revista Eletrônica de Educação e Ciência, Avaré, v. 3, n. 1, p. 7-14, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.