Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva: Desafios e Lacunas na Implementação no Brasil

Raquel de Brito Fontenele, Alba Maria Mendonza Cantero

Resumo


Resumo: O estudo aborda as contribuições e os desafios na implementação de políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à educação inclusiva no Brasil. O problema central gira em torno da efetivação dessas políticas em meio a obstáculos estruturais e formativos, especialmente no pós-pandemia. Os principais objetivos incluem analisar a efetividade das políticas públicas e das práticas pedagógicas, identificar lacunas em sua implementação e verificar os desafios enfrentados por professores e instituições educacionais. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura de natureza qualitativa (Gonçalves, 2007), baseada em dissertações, teses e artigos científicos. Os resultados indicam que, apesar dos avanços legais, como a Política Nacional de Educação Especial (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), a inclusão efetiva ainda é comprometida por falta de infraestrutura, formação inadequada de professores e descontinuidade nas práticas inclusivas.

 

Palavras-chave: Educação inclusiva, políticas públicas, práticas pedagógicas, formação docente. 


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