As Percepções de Licenciandos em Ciências Biológicas sobre a importância da introdução da Astrobiologia no Ensino Fundamental e Médio: Uma Análise Qualitativa
Resumo
Resumo: Os discentes do curso de Ciências Biológicas da Educação à Distância vivenciam um modelo diferenciado de ensino, que tem se mostrado eficiente para a formação de novos professores. Esse modelo é especialmente importante tanto para aqueles que vivem longe dos grandes centros urbanos quanto para aqueles que possuem limitações de tempo. Conhecer o universo de vivências desses alunos, futuros profissionais da área de ensino, é fundamental. Neste trabalho, obtivemos as percepções de discentes sobre a introdução da Astrobiologia no Ensino Fundamental e Médio, realizando uma pesquisa qualitativa com aproximadamente 23 alunos. O objetivo era investigar como eles percebiam a importância da introdução da Astrobiologia no ensino, nos níveis Fundamental e Médio. Analisando suas falas, realizamos uma categorização segundo Bardin. Os resultados sugerem que os discentes acreditam na importância da introdução do tema devido à sua conexão com o conhecimento sobre nosso planeta e o universo, sobre a questão ambiental, por promover o desenvolvimento dos alunos e por apresentar características interdisciplinares. Assim, expressando um pensamento positivo em relação à introdução da Astrobiologia no Ensino Médio, observamos que os futuros professores estão mais abertos a temas presentes na BNCC, que inclui habilidades e competências relacionadas a área.
Palavras-chave: Introdução da Astrobiologia no Ensino Médio. Percepções de licenciandos de Educação à Distância. Ensino Médio.
Texto completo:
PDFReferências
BELEI, Renata A.; PASCHOAL, Sandra R. G.; NASCIMENTO, Edinalva N.; MATSUMOTO, Patrícia H. V. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação, [30]: 187 - 199, janeiro/junho, | FaE/PPGE/UFPel | Pelotas, 2008.
BERNARDES, A. O; PORTELLA, A.F. Utilizando recursos lúdicos no ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do filme avatar. Anais V CEDUCE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10/07/2023 15:12
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CHEFER, C.; OLIVEIRA, A.L. Astrobiologia no Ensino Médio: Tecendo Bases no Currículo de Biologia Brasileiro e Paranaense. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio - ISSN: 2763-8898 vol. 16, nesp.1, p. 602-626, 2023.
DAMINELI, A.; STEINER, J. O. O fascínio do Universo. Disponível em: fascinio.pdf (usp.br). Acesso em 6 ago. 2021. São Paulo, 2009.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994.
GOES, R. de C. G. de A.; BERNARDES, A. O. Uma exposição sobre Astrobiologia como recurso didático no Ensino Médio. Revista Educação Pública, v. 20, nº 38, 6 de outubro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/38/uma-exposicao-sobre-astrobiologia-como-recurso-didatico-no-ensino-medio. Acesso em: 3 de abr. 2023.
MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas. Rev. Psicol., Organ. Trab., Florianópolis , v. 14, n. 3, p. 271-282, set. 2014 . Disponível em . acessos em 29 jul. 2024.
MENDES, R. R. L. Ação de Professores em Contexto de Globalização:
OLIVEIRA, Laelson Costa. A importância da Educação Ambiental na Escola. Revista FT. Ciências Biológicas, Volume 27. Disponível em: https://revistaft.com.br/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola/
PORTELLA, A. F.; BERNARDES, A. O. As percepções de licenciandos em Biologia sobre a introdução da astrobiologia no Ensino Médio. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Disponível em: Submissão de Trabalhos para o UEADSL 2023.1 abertas | Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (nasnuv.com.br).Acesso em: 3 de julho de 2024.
PORTELLA, A. F.; BERNARDES, A. O. Introduzindo Astrobiologia em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação Pública, v. 19, nº 32, 3 de dezembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/31/introduzindo-astrobiologia-em-turmas-de-educacao-de-jovens-e-adultos. Acesso em: 3 de abril de 2024.
PORTELLA, A. F; BERNARDES, A. O. Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/17/introduzindo-o-estudo-da-astrobiologia-em-colgio-da-rede-estadual-do-rio-de-janeiro-uma-experincia-no-mbito-do-proemi. Acesso em 3 de abril de 2024.
RODRIGUES, C. S. D. Tessituras da racionalidade pedagógica na docência universitária: narrativas de professores formadores. Tese (Doutorado em Educação). 259f. Universidade Estadual do Ceará, 2016. Fortaleza, 2016.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem.Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?format=pdf〈=pt . Acesso em: 3 de ago 2024.
VELOZO, L. E.; BERNARDES, A. O. . O que é Astrobiologia? Uma história em quadrinho para introduzir o tema no Ensino Médio. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, [S. l.], v. 2, n. 12, 2021. Disponível em: https://ueadsl.anais.nasnuv.com.br/index.php/UEADSL/article/view/561. Acesso em: 31 maio. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.