Relação entre os Jogos Eletrônicos, Características de Personalidade e Bem-Estar Subjetivo durante a Pandemia

Vanessa Beck Riegel, Claudio Simon Hutz

Resumo


O estudo averiguou a relação dos jogos eletrônicos com o Bem-Estar Subjetivo e Neuroticismo durante a pandemia a fim de compreender se houve diferença para aqueles que jogavam antes e os que iniciaram a jogar neste período. Houve 266 participantes, brasileiros maiores de 18 anos, realizado por meio de surveys publicados em redes sociais. Foram utilizados: questionário sociodemográfico, questionário de perfil de jogador, Escala de Satisfação de Vida, Escala de Afetos Positivos e Negativos e Escala Fatorial de Neuroticismo Revisada. Para a análise utilizou-se a ANOVA e o Quasi-Poisson. Verificou-se que o hábito de jogar aumentou os níveis de Satisfação de Vida. O Neuroticismo possui correlação com o hábito de jogar, enquanto que Afetos Positivos e Negativos tiveram relação com o hábito de jogar competitivamente antes e durante a pandemia. Os participantes relataram que os jogos eletrônicos auxiliaram a diminuir a ansiedade e contribuíram para o aumento do bem-estar.


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