AÇÃO EXTRACURRICULAR PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Resumo: Ao considerar o que seria o programa Residência Pedagógica - PRP, dentre as diferentes leituras, uma é que pode ser percebido como articulação/integração entre instituição formadora, secretarias de educação e o espaço escolar. É contexto em que graduandos de licenciaturas podem conhecer os dinamismos e enfrentamentos comuns a escola. Assim, ajustá-lo a um plano que aproxime a formação acadêmica das demandas reais da sala de aula, principalmente no que diz respeito ao ensino público, é uma articulação de coordenação dos projetos e pode torná-lo algo de valor ímpar. Isso porque, pela sua duração e desenho (18 meses), o movimento pode propiciar real identificação do licenciando com a docência durante a segunda metade de sua formação, permitindo, ainda, com uma carga horária de 400 horas, desde a experiência no ambiente escolar mais amplo, como também o adentrar as subjetividades da sala de aula de forma contínua. Consideremos ainda que o PRP, além de enriquecer currículos de licenciandos e corpo docente, que acompanham o processo, oportuniza vivências educacionais efetivas antes mesmo do diploma.
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Formação de Professores. Dengue. Escola. Saúde.
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PDFReferências
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