A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA AVALIAÇÃO

Jeane Medeiros Silva

Resumo


Resumo: Neste texto nos propomos a fazer uma reflexão sobre os esforços do estado brasileiro para formar professores, a partir de suas diversas LDBs, e, mais especificamente, relatar a experiência da Universidade Federal de Uberlândia no último edital da residência pedagógica. Historicamente, o Brasil tem enfrentado problemas para formar um quadro de professores capacitados e insuficiente para atuar na educação básica. A experiência mais exitosa tem sido relacionada a programas governamentais de fomentou à iniciação à docência. Nesse contexto histórico, relacionamos nossa experiência formativa, que atendeu a 193 residentes ao longo da edição do programa, distribuídos em 10 núcleos e sete subprojetos. Esses núcleos estiveram vinculados a 25 escolas-campo, atuando de forma contínua com o suporte de 110 bolsas e 21 cotas para voluntários.

 

Palavras-chave: Residência Pedagógica – Formação de professores – Políticas Públicas de Formação Docente no Brasil.

 


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Referências


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