Práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso na Escola de Educação Básica Visconde de Cairu, em Lage – Santa Catarina

Ricardo BocaSanta, Maria Elba Medina Barrios

Resumo


Resumo: O presente artigo buscou demonstrar que Educação Ambiental (EA) tem um papel crucial na mudança da consciência coletiva em relação ao meio ambiente. Ao se integrar ao sistema educacional de forma crítica e reflexiva, a EA não apenas combate a degradação ambiental, como também capacita os indivíduos a serem agentes de um futuro mais sustentável. O objetivo deste estudo é examinar as ideias e desafios dos professores, gestores e estudantes em relação à implementação da educação ambiental e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem na EEB Visconde de Cairu, localizada em Lage – SC. A metodologia deste estudo se baseia em uma revisão aprofundada da literatura sobre alguns A metodologia deste estudo baseia-se em uma revisão aprofundada da literatura sobre educação ambiental, composta por artigos de revistas científicas, conferências e livros selecionados com base na relevância do tema. A análise minuciosa das informações coletadas pode-se levantar questões em torno da Educação Ambiental. A Escola Visconde de Cairu demonstra como a integração entre teoria e prática pode desenvolver uma consciência crítica que extrapola as fronteiras escolares, preparando cidadãos para agir de forma responsável diante dos desafios ambientais globais. O êxito desses projetos corrobora a tese de que a escola, enquanto espaço de aprendizado e vivência, desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais consciente, justa e sustentável, sendo um fator indispensável para mudanças duradouras e duradouras.

 

Palavras– Chave: Meio Ambiente. Educação Ambiental. Educação

 


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