Avaliação da colaboração do laboratório de Ciências Biológicas da Escola Industrial de Lages, SC, para efetivação do aprendizado significativo: representações dos docentes e discentes

José Sergio Mattos, Henrique López

Resumo


Resumo: Esta pesquisa aborda a exigência e a necessidade de entendermos como o laboratório de ciências biológicas no ambiente escolar tornará o conhecimento mais dinâmico e significativo. A utilização de aulas práticas no ambiente laboratorial é uma ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois facilita a compreensão ao associar teoria e prática, favorecendo a aquisição do conhecimento mais eficaz. No Brasil, a maioria das escolas públicas ainda carece de infraestrutura para implementar aulas práticas, seja pela ausência de laboratórios adequados, ou falta de materiais. Essa limitação impede a adoção dessa metodologia de forma regular no ensino. O presente trabalho busca analisar as concepções dos professores e alunos referente as aulas nos laboratórios de ciências, considerando todas as adversidades e obstáculos que a educação contemporânea vem enfrentando, no que diz a respeito à construção dos saberes científicos. Para essa pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico com o objetivo de identificar teóricos que pudessem orientar e fundamentar a reflexão proposta. Diversas abordagens foram analisadas, com foco na relevância do laboratório na escola, como um espaço indispensável para o desenvolvimento prático do conhecimento científico e para o aprendizado significativo dos alunos.

 

Palavras chaves: Ciências. Laboratório. Ensino e aprendizagem


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