Desafios e Condicionantes para o Sucesso do Coordenador Pedagógico: Apoio, Autonomia e Formação para uma Educação Colaborativa
Resumo
Resumo: O artigo aborda os condicionantes para um trabalho bem-sucedido do coordenador pedagógico, papel essencial para a articulação das práticas pedagógicas e o desenvolvimento do corpo docente nas escolas. Diante das crescentes demandas por uma educação de qualidade e práticas pedagógicas inovadoras, o problema central investigado refere-se aos principais fatores que influenciam a eficácia da atuação do coordenador pedagógico e às condições necessárias para otimizar seu trabalho. O objetivo principal do estudo é identificar os desafios enfrentados por esses profissionais e analisar o impacto do apoio institucional, dos recursos disponíveis e da formação continuada sobre a qualidade de suas práticas. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, baseada em revisão sistemática da literatura, com consulta a bases de dados acadêmicas, como Google Scholar, SciELO e CAPES, de onde foram selecionados estudos entre 2009 e 2021. Os resultados evidenciam que fatores como suporte da gestão, autonomia, formação contínua e práticas colaborativas são determinantes para o sucesso do trabalho do coordenador. Conclui-se que políticas educacionais que incentivem esses aspectos podem fortalecer o papel do coordenador pedagógico, promovendo um ambiente escolar inclusivo e colaborativo.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Práticas pedagógicas. Formação continuada. Apoio institucional. Autonomia.
Texto completo:
PDFReferências
BAIÃO, Nuno; PASCOINHO, João. A Influência do Diretor de Escola nas Lideranças Intermediárias ao Nível da Gestão. HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), v. 28, p. 1809-1628, 2021.
CARDOSO, Alice Regina de Jesus. O papel do coordenador pedagógico: desafios e práticas colaborativas no ambiente escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
CORREIA, Paulo; SÁ, Susana. Liderança do (a) Diretor (a) escolar e a sua relação com o Clima Organizacional. Humanidades e Tecnologia (FINOM), v. 28, n. 1, p. 175-209, 2021.
DOMINGUES, E. M. Formação continuada e liderança pedagógica do coordenador escolar. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
GARCIA, R. S. Liderança educacional e o papel do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 623-640, 2013.
GONÇALVES, M. C. S. O uso da metodologia qualitativa na construção do conhecimento científico. Ciências & Cognição, v. 10, p. 199-203, 2007.
LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, L. M. A importância do apoio institucional para o trabalho do coordenador pedagógico. Educação e Sociedade, v. 36, n. 129, p. 829-844, 2015.
PEREIRA, F. S. Autonomia e prática pedagógica: os desafios do coordenador escolar. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 3, p. 623-636, 2017.
PLACCO, V. M. N.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, R. C. A cultura de colaboração nas práticas pedagógicas. In: Gestão e práticas colaborativas na escola. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2011. p. 127-152.
SILVA, Beatriz; GUIMARÃES, Laurentino; MACHADO, Manuel. Estilos de Liderança e Satisfação no Trabalho. Humanidades e tecnologia (FINOM), v. 28, n. 1, p. 323-354, 2021.
RODRIGUES, C. A.; FERREIRA, M. G. Políticas de formação e atuação do coordenador pedagógico. Revista Educação em Foco, v. 25, n. 2, p. 234-250, 2020.
VASCONCELOS, M. P. O papel do coordenador pedagógico no desenvolvimento docente. Educação e Realidade, v. 43, n. 3, p. 981-998, 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.