Os impactos do ensino superior no sudoeste goiano na década de 1980: o caso de Jataí

Marliane Dias Silva

Resumo


A década de 1980 foi um período de desafios para o país, a abertura para a democracia aliada a problemas como: a inflação, desigualdade social acentuada, fome e a influência de organismos multilaterais na estruturação e reorganização do Estado corroboraram para o crescimento de instituições privadas de ensino superior. Neste período, o Estado de Goiás apresentava um cenário marcado pela interiorização do ensino superior público representado pela presença da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela abertura de instituição privada. Desta forma foi analisado como a realidade social foi sendo construída e pensada, além disso, quais  cursos foram ofertados e quais foram os impactos conferidos para Jataí e região. Assim, este artigo tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento do ensino superior em Jataí, na década de 1980. De caráter qualitativo, este artigo foi construído pautado metodologicamente no método histórico, centrado na análise dos corpus documentais obtidos por meio do levantamento, coleta e organização de um conjunto diversificado de documentos (relatórios, anuários de ensino, leis, decretos, correspondências, mensagens dos representantes de Estado, fotografias etc.), referentes ao período delimitado na pesquisa.  Também, possui como base teórica os seguintes autores: Magalhães (2004), Iglésias (1979), Lobardi (2003), Torres (1996), Veyne (1982).

Texto completo:

PDF

Referências


BALDINO, José Maria. Educação Superior em Goiás em tempos de euforia. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar Brasileira) - Departamento de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1991.

CASSIMIRO, Maria do Rosário. Caderno de Tomaz Garcia: Confissões de Maria

Cassimiro. Goiânia: Kelps, 2018.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

DOURADO, Luiz Fernando. Políticas e gestão da Educação Superior no Brasil: múltiplas regulações e controle. Revista Nacional de Política e Administração da Educação:Brasília, v.27, n.01, jan./abr. 2011, p. 53-65.

GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil (1964- 1985). São Paulo: Cortez, 1994.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: História das Instituições educativas. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar. Rio de Janeiro: Zahar,

SILVA, Marliane Dias. História e Memória: Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí. 2023. 245 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Escola de Formação de Professores e Ciências Humanas, Educação.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Revista UFG Afirmativa. Desenvolvimento Regional: Universidade Cresce com a Interiorização e com o Investimento de Recursos Federais. Goiânia: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, no 04, dezembro 2009.

__________________________________.Resolução nº 145. Cria o Campus Avançado de Jataí e dá outras providências. Goiânia: UFG, 10 de março de 1980.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.