Gestão democrática e participação dos conselhos escolares
Resumo
Resumo: A gestão democrática citada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional 9394/96 foi uma conquista dos segmentos populares organizados, principalmente dos educadores. Entretanto, essa gestão ainda merece ser vista e executada de forma a atender as reais necessidades do seu público alvo – os alunos. A partir das diversas mobilizações sociais em busca de direitos, a educação brasileira vem conquistando melhoria em seus serviços, porém ainda está longe de ser uma educação ideal, a de primeiro mundo, isto se dar por vários fatores, sobretudo por ainda existir características de poder autoritário pautado na ótica empresarial e de controle, deixando de se cumprir os princípios democráticos na constituição de 1988. Este tem como objetivo realizar estudos teóricos e refletir sobre a estrutura da gestão democrática na educação. Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica de autores e artigos científicos diversos já publicados e análises dos fundamentos teóricos. Neste, enfatizou-se o papel das relações humanas e administração de conflitos, a importância do conselho escolar bem como o projeto político pedagógico elaborado com a participação de todos envolvidos em educação, fazendo valer a democracia na escola. A partir do estudo consideram-se os temas em evidência de grande relevância para o fortalecimento das ações da escola e da gestão participativa.
Palavras chaves: Gestão Democrática, Relações Humanas, Projeto Político Pedagógico
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PDFReferências
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