A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NAS AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM FÍSICA.

Renato José Fernandes, Girlene Firmina Diniz

Resumo


Este artigo apresenta considerações sobre o ensino de Física, através de atividades experimentais e sua relação com o positivismo. Tem como objetivo analisar o desenvolvimento, a sequência e os roteiros das atividades experimentais de física, ligando-as aos conceitos da teoria positivista. Para isso foi realizado duas aulas experimentais de 50 minutos, com sequência didática planejada pelo professor. No artigo é traçado um breve paralelo entre algumas atividades experimentais aplicadas ao ensino médio no ano de 2022 e a corrente filosófica do positivismo, quanto ao método, busca pelo conhecimento e o padrão de atividades propostas. O espírito positivista consiste em ver para prever, fazer previsões corretas que descrevem com precisão fenômenos físicos modelados por equações matemáticas foi a base do desenvolvimento das ciências da natureza. As atividades experimentais, em sua predominância, seguem um roteiro preestabelecido pelo professor com a finalidade de produzir respostas que comprovem uma lei Física. Nestas atividades é esperado que, ao percorrer o roteiro, o aluno construa suas respostas e compreenda o fenômeno físico. Essa linearidade no aprendizado e a aplicação de um método para resolução do problema, rementem a método científico de Descartes e ao positivismo. O que é científico pode ser comprovado experimentalmente e expresso por uma lei física, geralmente, traduzida em uma equação matemática. Podemos concluir que no desenvolvimento das atividades experimentais, bem como no ensino de física, há bastante formas e conceitos ligados à teoria positivista.

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Referências


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