A construção da identidade docente durante o isolamento compulsório da hanseníase (1942-1978): narrativas e rupturas biográficas

Salatiel da Rocha Gomes

Resumo


Este estudo investiga as trajetórias de indivíduos que se tornaram professores durante o isolamento compulsório da hanseníase (1942-1978), com foco nas experiências dos ex-internos da Colônia Antônio Aleixo, em Manaus. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza narrativas autobiográficas para analisar as rupturas biográficas desses sujeitos. Os depoimentos revelam como, apesar das dificuldades e do estigma associado à doença, o ensino emergiu como uma prática de resistência e reconfiguração identitária. Os participantes, ao se tornarem educadores, reconstruíram sua autoestima e encontraram no ato de ensinar uma estratégia de empoderamento, enfrentando as limitações impostas pelo isolamento. As histórias de vida coletadas demonstram como a educação, mesmo em condições adversas, foi fundamental para a reintegração social e para a transformação pessoal desses docentes. Este estudo contribui para a historiografia da educação, ao resgatar a história de professores que, apesar das marginais condições de vida, tornaram-se agentes de mudança e de resistência.


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Referências


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