PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE LER/DORT NO CENTRO-OESTE E BRASIL, DE 2012 A 2022

Pedro Luiz Pereira Caldeira, Douglas Gonçalves Mendonça, Caio Marques Barbosa, Anna Louisa Nince Ferreira, Lúcio Américo de Melo Neto, Priscila Ariede Petinuci Bardal, Francisco Ricardo Miranda Pinto

Resumo


Resumo: As lesões por esforços repetitivos (LER) ou disfunções osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) representam um problema de saúde com impactos socioeconômicos e psicossociais. Este trabalho objetiva descrever o perfil epidemiológico das LER/DORT no Centro-oeste e Brasil, notificados de 2012 a 2022. Trata-se de um estudo descritivo com dados secundários do Sistema de Informação de Agravos e Notificação. No período foram notificados no Brasil 87.617 casos, no Centro-Oeste 2.908 (3,32%), enquanto em Goiás foram 282 registros. No geral, predominou-se o sexo feminino, o grupo etário mais acometido foi entre 35 e 49 anos, o nível de instrução mais frequente foi ensino médio completo, a relação de trabalho formal foi prevalente (70%) e o CID de maior destaque foi “outros transtornos dos tecidos moles (M70-M79). Os dados evidenciam uma possível subnotificação de casos no Brasil e no Centro-Oeste no período de 2017 a 2020, e não mostram a verdadeira magnitude da problemática. Nesse sentindo, compreensão epidemiológica dos casos de LER/DORT é fundamental para vigilância, prevenção e promoção de saúde no ambiente de trabalho, sendo necessário a capacitação de equipes, melhorias nas ferramentas de registro e maior integração dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador com a rede de cuidado em saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUNÇÃO, A. Á.; ABREU, M. N. S. Factor associated with self-reported work-related musculoskeletal disorders in Brazilian adults. Revista de Saúde Pública, v. 51, p. 10s, 2017.

ASSUNÇÃO, A, Á.; VILELA, L. V. O. Lesões por esforços repetitivos: guia para profissionais de saúde. Piracicaba- SÃO PAULO: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador relacionada ao trabalho: Lesões por Esforços Repetitivos (LER): Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do trabalhador e da trabalhadora [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Cadernos de Atenção Básica, n. 41 – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

Carvalho R. Distúrbios Musculoesqueléticos em Membros Superiores e Pescoço em Trabalhadores da Indústria de Calçados [tese]. Salvador: Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia; 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Indicadores Sociais Trimestrais - 2023: 1º Trimestre. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

LOZOVEY, J. C. do A. et al. Notificação de agravos de saúde do trabalhador de pacientes gerais do SUS atendidos no Hospital de Clínicas da UFPR. ESPAÇO PARA A SAÚDE – REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ. Volume 18.Nº 2. P. 146-155. Londrina, 2017.

MEDINA, F. S.; MAIA, M. Z. B. A subnotificação de LER/DORT sob a ótica de profissionais de saúde de Palmas, Tocantins. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 41, p. e8, 2016.

NEGRI, Júlia Raquel et al. Perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores com LER/DORT: estudo epidemiológico. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 38, n. 3, p. 555-570, 2014.

PANDOLPHI, J.L.A.; COSTA, I.C.C. Análise de LER/DORT notificadas no Estado do Rio Grande do Norte de 2010 a 2014. Rev. Ciência. Plur., v.2, n.3, 2016.

VIEGAS, Louise Raissa Teixeira; ALMEIDA, Milena Maria Cordeiro de. Perfil epidemiológico dos casos de LER/DORT entre trabalhadores da indústria no Brasil no período de 2007 a 2013. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 41, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.