A Política de Assistência Estudantil e o governo Bolsonaro: uma revisão bibliográfica de 2019 a 2022
Resumo
Resumo: Para a construção deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental de trabalhos científicos e documentos oficiais do governo federal. A discussão foi feita a partir de uma perspectiva teórica e crítica com o objetivo geral de “Inferir sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) durante o Governo Bolsonaro”, seguido de dois objetivos específicos: “Identificar o cenário geral para as Políticas de Educação Superior no Brasil pós 2016” e “Expor o PNAES durante o período do governo de Jair Bolsonaro, mediante bibliografias pertinentes, publicadas entre 2019 e 2022”. Qualitativamente pode-se dizer que as reflexões a respeito da conjuntura das políticas de educação superior, principalmente sobre o PNAES, sofreram influências de um modelo antidemocrático, na contramão de sua natureza emancipatória. Portanto, faz-se necessária a reflexão dessa temática e publicização para fins de resistência, defesa e luta pela ampliação desses direitos.
Palavras-chave: Educação Superior. Assistência Estudantil. Bolsonarismo.
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