Os impactos e as influências da colonização nas políticas e na gestão do ensino superior no Brasil e em Moçambique em pleno século XXI

Fernando Agostinho Dzeco, Marcos Antonio Lima Pereira, Vanessa T. Bueno Campos

Resumo


Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar a influência do colonialismo na gestão e nas políticas da educação no ensino superior no Brasil e em Moçambique no período de 2013 - 2023. A gestão e as políticas da educação no ensino superior são os alicerces para o desenvolvimento do país em termos tecnológicos e sociais, bem como para a consolidação de uma universidade inclusiva. Nesse contexto, a presença do colonialismo no Brasil e em Moçambique não pode ser posta de lado ao se analisar esse assunto, pois as políticas e a gestão colonialistas contribuíram negativamente para o nível de ensino na atualidade. No período colonial, o ensino superior constituiu-se um “privilégio”, e, mesmo no século XXI, após a independência desses países, continua voltado para as elites. Para mudar essa realidade, não existem soluções imediatas. Entretanto, a implementação de políticas de educação inclusiva e humanitária, observando-se os direitos humanos e a diversidade, pode significar um avanço no desenvolvimento dessas nações. As metodologias utilizadas no artigo são pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados mostram uma linhagem da gestão e das políticas educacionais direcionadas a desfavorecer os pobres. Como considerações finais, podemos afirmar que a gestão e as políticas do ensino superior no Brasil e em Moçambique continuam ligadas às ideias do colonialista, que sempre concebeu a educação apenas para os filhos e filhas dos governantes, ficando a classe pobre à margem do direito a uma educação universitária.

 

Palavras-chave: Brasil e Moçambique. Ensino superior. Gestão e Políticas da Educação.  


Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDO, Nairim. A história do Ensino Superior Brasileiro, revista IQC, 2022. Disponível em: https://iqc.org.br/observatorio/artigos/educacao/a-historia-do-ensino-superior-brasileiro/. Acesso em: 10 de out. 2024.

BOLETIM DA REPÚBLICA. Publicação Oficial da República de Moçambique. 2023.

BORGES, Raquel Silva. Políticas Públicas de Acesso à Educação Superior: o Sistema de

Seleção Unificada na Universidade Federal de Uberlândia (2010-2019). 2020. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 Linha de Base. Brasília-DF, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório do 5º ciclo de Monitoramento do Plano Nacional de Educação, 2024. Brasília, DF: Inep, 2024a. Disponível em:https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quinto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 3 dez. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultado do Censo Superior 2023. Brasília, DF: Inep, 2024b. Disponível em: https://abrir.link/PnvGg. Acesso em: 5 dez. 2024.

DIARIO DO GOVERNO - 1.ª Série, Nº 191, de 1962-08-21, Pág. 1131 – 1132. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/analise-juridica/decreto-lei/44530-1962-163635. Acesso em: 13 nov. 2024.

OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira. A produção do conhecimento no Brasil em tempos de globalização econômica: tendências, tensões e perspectivas. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 13, p. 853-872, 2019.

REPÚBICA DE MOÇAMBIQUE. Ministério de Ciência, Tecnologias e Ensino Superior. Direção Nacional do Ensino Superior. Estatísticas e Indicadores do Ensino Superior em Moçambique – 2022.

TAIMO, Jamisse Uilson. Ensino Superior em Moçambique: história, política e gestão. 2010. 229f. Tese (doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2010. Disponível em: https://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/2006/USQUKAQXVOQD.pdf. Acesso em: 12 dez. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.