Políticas Avaliativas No Ensino Superior: Impactos E Desafios No Brasil E Moçambique

Elisa Antonia Ribeiro, Fernando Agostinho Dzeco, Vanessa T. Bueno Campos

Resumo


Resumo: Este estudo analisa a criação e implementação dos sistemas de avaliação da qualidade do Ensino Superior no Brasil e em Moçambique, à luz das transformações na função social dessa etapa educacional. Sob a ótica do “tecnonacionalismo”, a educação superior é vista como um motor estratégico, capaz de impulsionar fluxos de aprendizagem, criar paradigmas tecnológicos e desenvolver capacidades inovadoras que respondam às demandas locais, nacionais e globais. Nesse contexto, a avaliação assume papel central para validar e garantir a qualidade educacional. A pesquisa compara o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade (SINAQES) em Moçambique, destacando convergências, divergências e desafios de ambos como políticas públicas para o ensino superior. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, baseada na análise crítica de produções nacionais e internacionais, constatou-se que os dois sistemas compartilham mais semelhanças do que diferenças, embora ambos sejam orientados por uma lógica avaliativa de produto. Em ambos os países a implementação de sistemas avaliativos trouxe uma melhoria na qualidade do ensino e um maior reconhecimento internacional. Conclui-se que é necessário ampliar os critérios de avaliação para focar mais diretamente no desenvolvimento humano, reconhecendo que a qualidade educacional depende fundamentalmente da atuação de professores, alunos e gestores acadêmicos no processo de ensino-aprendizagem. Um sistema avaliativo balanceado e inclusivo pode transformar o ensino superior em uma ferramenta fundamental para a transformação social e econômica das nações.

Palavras-chave: SINAES; SINAQES; avaliação da educação superior


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