O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): do FNDE às escolas

Luciane Márcia de Oliveira Teodoro Silva, Vilma Aparecida de Souza

Resumo


Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) com base em dados de avaliação sistêmica do programa e na atuação do Cecampe Sudeste/UFU na implementação dessa política pública, que visa à descentralização de verbas e ao fortalecimento da autonomia das escolas públicas no Brasil. O PDDE tem como objetivo principal atender às necessidades estruturais e pedagógicas das instituições de ensino, contribuindo para a equidade e a qualidade educacional. Os Centros Colaboradores (Cecampes) desempenham um papel relevante nesse contexto, oferecendo suporte técnico, formações e acompanhamento regionalizado. Essas ações auxiliam as escolas na aplicação dos recursos descentralizados. Nesse cenário, o Cecampe Sudeste/UFU, resultado da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 2020, tem desempenhado um papel essencial ao consolidar a implementação dessa política pública, promovendo ações que fortalecem a gestão dos recursos financeiros. Os resultados indicam que as formações promovidas pelo Cecampe Sudeste/UFU, juntamente com as demais atividades, têm sido fundamentais no apoio e na formação de gestores escolares.

 

Palavras-chave: Gestão escolar. Financiamento. PDDE. Cecampe Sudeste/UFU.


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