A Monitoria na Educação Superior: um relato sobre sua importância no contexto formativo docente em Artes Cênicas

Brenda Thaíse da Silva Araújo

Resumo


Resumo: A monitoria, que acontece em instituições de Educação Superior, é uma atividade acadêmica que envolve a participação de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação para auxiliarem na condução de atividades de ensino, aprendizagem e apoio a outros discentes, sob a supervisão de um docente. O presente trabalho pretende revelar os resultados e ganhos positivos causados pela experiência da monitoria acadêmica, por intermédio de um relato de vivência como bolsista no âmbito da graduação, no contexto da Universidade Federal do Amapá. As atividades realizadas pela autora durante o período na realização de monitoria devem ser narradas, além de fazer reflexões com suas referências em sua área de estudo, para fundamentação teórica, na das Artes Cênicas. O artigo leva em consideração, também, a importância da Universidade Federal para que os acontecimentos aqui narrados tomem sentido. Uma metodologia qualitativa com relato de experiência é abordada para chegar à exposição dos ditos resultados, além do diálogo com autores, análise da legislação pertinente, bem como as percepções de outras pesquisas publicadas envolvendo a temática da monitoria no contexto da Educação Superior.

 

Palavras-chave: Monitoria. Formação docente. Contexto superior.

 


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