Indicativos decoloniais nas histórias em quadrinhos: o conceito “parece coisa do Brasil”

Mariana Petrovana Ferreira da Silva, Willian Lima Melo

Resumo


A trajetória das Histórias em Quadrinhos brasileiras no país foi fortemente influenciada por obras estrangeiras, que trouxeram mudanças tanto em sua visualidade quanto a abordagem. Parte dessas transformações pode ser compreendida dentro do conceito de colonialismo e decolonialismo. Este artigo parte de uma pesquisa exploratória e visa analisar os marcos visuais relacionando aos grandes produtores da nona arte no Brasil até o estabelecimento do Gibi como principal ponto de referência do que é um quadrinho que “parece coisa do Brasil” em uma obra nacional. Por meio de análises qualitativas para a seleção de obras, o critério para o recorte foram as produções de forte referência visual dentro de cada período das HQs brasileiras. O escopo foi posto em perspectiva diacrônica, buscando estabelecer os paradigmas visuais. Discute-se que estas obras brasileiras transitaram entre mimese euro-ocidentais, cópias de comics norte-americanas, obras de terror alternativas, charges em jornais, tendo como marco visual mais longevo o Gibi, fortemente vinculado à Turma da Mônica de Mauricio de Sousa. Percebeu-se nos quadrinhos independentes o rompimento com conceito de Gibi, posicionando-se em busca de um novo conceito de visualidade e abordagem para o “parecer coisa do Brasil” em uma obra nacional.

Texto completo:

PDF

Referências


[TURMA do Pererê]. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra63840/turma-do-perere. Acesso em: 14 jun. 2024.

ANSELMO, Z. A. Histórias em quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1975.

ARAUJO, A. V. F.; OLIVEIRA, L. M. B.; GRACIOSO, L.; SILVA, M. D. P. Decolonialidade e Ciência da Informação: veredas dialógicas. Liinc em Revista, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5828/5410. Acesso em: 15 mai. 2024.

ARAÚJO, W. C. O.; SILVA, E. L. DA.; VARVAKIS, G. Fluxos de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 57–79, jan., 2017. Disponível em: doi.org/10.1590/1981-5344/2601. Acesso em: 15 mai. 2024.

ARTISTAS. In: GUIA DOS QUADRINHOS, [S.I.], 2024. Disponível em: www.guiadosquadrinhos.com/artistas/. Acesso em: 15 mai. 2024.

BAITELLO JÚNIOR, N. A imagem mediática. PAULUS: Revista de Comunicação da

FAPCOM, [S. I.], v. 3, n. 5, p. 61–69, 2019. Disponível em: revista.fapcom.edu.br/index.php/revista-paulus/article/view/90. Acesso em: 15 mai. 2024.

BRAGA JÚNIOR, A. X. Desvendando o mangá nacional: reprodução e hibridização nas histórias em quadrinhos. Maceió: Edufal, 2011.

CAPITÃO 7. [S.I], Editora Fazine Mundo Gibi. Edição única. Dez. 2020. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/capitao-7/ca007153/158452 Acesso em: 14 jun. 2024.

CAPITÃO ATLAS. Rio de Janeiro: Garimar (Maya), n°1, out. 1959. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/capitao-atlas-1-serie-n-1/ca236100/45185 Acesso em: 14 jun. 2024.

CAVALCANTI, B. DE. O. Quem Vigia os Vigilantes: as histórias em quadrinhos como uma forma de Expressão Social. Brasília: UNB, 2001.

CAVALCANTI, L. H. Historia del humor gráfico en el Brasil. Lleida: Editorial Milenio, 2005.

DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. 3 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015.

ENCALHE DO MAD. Rio de Janeiro: Record, n° 1, 1985. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/encalhe-do-mad-n-1/en079100/46187. Acesso em: 14 jun. 2024.

HERRERO, L. Designer de personagens e artista de folclore. [S.I.], 2022. Artstation.com: https://www.artstation.com/artwork/Omw04b. Disponível em: www.artstation.com/artwork/Omw04b. Acesso em 15 abr. 2024.

JERÔNIMO... Porto Alegre: RGE, n° 6., jan. 1958. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/jeronimo-o-heroi-do-sertao-n-6/je002100/35054 Acesso em: 14 jun. 2024.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 14 ed. Campinas: Papirus, 1996.

KYUU; MANGANKA. Kurama + Yuu = Kyuu! A união de Kurama com Yuu. In: Behance.net [Portfólio (Português)]. [S.I., 2023?]. Disponível em: https://www.behance.net/gallery/104944197/Portfolio-(portugues). Acesso em: 30 abr. 2024.

LANDER, E. A Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: 2005.

LOPES, M. S.; KRAUSS, R. O sujeito e a visualidade: parábolas do olhar contemporâneo. Visualidades, Goiânia, v. 8, n. 2, jul./dez., p. 251-267, 2012. Disponível em: revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18285. Acesso em: 15 mai. 2024.

MCCLOUD. S. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação e roteiro. São Paulo: Mbooks do Brasil Editora ltda, 2005.

MODENESI, T. Quem foi Ângelo Agostini, autor pioneiro que inspirou o Dia do Quadrinho Nacional. In: O GRITO, [S.I.], 30 jan. 2021. Disponível em: //revistaogrito.com/quem-foi-angelo-agostini-autor-pioneiro-que-inspirou-o-dia-do-quadrinho-nacional/. Acesso em: 30 mai. 2024.

MÔNICA... São Paulo: Editora Abril, n°1, maio 1970. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/monica-n-1/mon0031/15599. Acesso em: 14 jun. 2024.

MOREIRA, P. Bom dia, Socorro. São Paulo: Editora Conrad, 2022.

MOYA, A. História das Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Editora L&PM, 1987.

MÚMIA, Capitão mistério apresenta. Editora Bloch Infanto Juvenil, [s. l.], n° 16, 1979. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/mumia-viva-a-(capitao-misterio-apresenta)-n-16/mu004100/75903 Acesso em: 14 jun. 2024.

MUNDO PET. São Paulo: Comix Zone, edição única, out. 2020. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/mundo-pet/mu194810/155859. Acesso em: 14 jun. 2024.

O CURUPIRA. Rio de Janeiro: Pixel Midia, Edição única, set. 2006. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/curupira-o/cu100100/41527. Acessado em: 14 jun. 2024.

O PASQUIM, O pato 10 anos. Rio de Janeiro: Codecri, 1978. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-de-humor-do-pasquim-n-1/co212102/153332. Acesso em: 14 jun. 2024.

PIRATAS DO TIETÊ, e outras barbaridades. Editora Ensaio. Edição única, [s. I.], 1994. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/piratas-do-tiete-e-outras-barbaridades/pt09301/18766. Acesso em: 14 jun. 2024.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Apresentação da edição em português. In: LANDER, E. (org.), A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: 2005.

QUIJANO, A. El laberinto de América Latina. ¿Hay otras salidas? Tareas, Buenos Aires, n. 165, p. 23-39, jan./abr., 2000. Disponível em: www.redalyc.org/journal/5350/535068925004/html/. Acesso em: 15 mai. 2024.

RAIMUNDO, o canganceiro. São Paulo: Pan juvenil. n°1 1966. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/raimundo-o-cangaceiro-n-1/ra007101/83663 Acesso em: 14 jun. 2024.

RAIO NEGRO. São Paulo: Gep, n°1, fev. 1967. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/raio-negro-n-1/ra043100/62394 Acesso em: 14 jun. 2024.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Editora Contexto. 2009.

RÊ BORDOSA, do começo ao fim. Porto Alegre: L&MP, edição única, 2006. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/re-bordosa-do-comeco-ao-fim/re010199/32041. Acesso em: 14 jun. 2024.

RUAS, W. J.; BAX, M. P. Fluxo de informação na Ciência da Informação: Tendências e direções na pesquisa brasileira. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 1-16, 2020. Disponível em: periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19134. Acesso em: 15 mai. 2024.

SÉRGIO DO AMAZONAS. São Paulo: Roval, n°1, 1973. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/sergio-do-amazonas-n-1/se081100/100994 Acesso em: 14 jun. 2024.

SÉRVIO, P. P. P. O que estudam os estudos de cultura visual? Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 196-215, mai./ago., 2014. Disponível em: dx.doi.org/10.5902/1983734812393. Acesso em: 15 de mai. 2024.

TAVARES, R. R. Lailson de Holanda. Historia del humor gráfico en el Brasil. Lleida: Editorial Milenio, 2005. 334 p. Domínios da Imagem, Londrina, v. 2, n. 2, p. 141–146, 2008. Disponível em: ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19308. Acesso em: 30 mai. 2024.

TURMA DA MÔNICA. São Paulo: Panini, n° 1, nova coleção, mar. 2021. Disponível em: https://turmadamonica.uol.com.br/home/images/capa_tdm.png. Acesso em: 14 jun. 2024.

TURMA DO PERERÊ. São Paulo: Editora Abril, vol 1, jul. 1975.Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/turma-do-perere-a-n-1/tpr0031/12494. Acesso em: 14 jun. 2024.

VERGUEIRO, W. Panorama das Histórias em Quadrinhos no Brasil. São Paulo: Editora Peirópolis. 2017.

ZÉ DO CAIXÃO, O estranho mundo de. São Paulo: Prelúdio, n°1, jan. 1969. Disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/estranho-mundo-de-ze-do-caixao-o-n-1/es309100/59269 Acesso em: 14 jun. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.