Educação matemática inclusiva para privados de liberdade: um encontro de realidades
Resumo
Resumo: A educação matemática inclusiva para privados de liberdade pode ser uma abordagem eficaz para promover o desenvolvimento pessoal e social desses sujeitos que estão, temporariamente, inseridos em contexto prisional. Isso porque, ao proporcionar acesso a conteúdos matemáticos de forma adaptada e direcionada, é possível facilitar a aprendizagem, fomentar habilidades matemáticas essenciais, desenvolver o raciocínio lógico e estimular a adequada resolução de problemas. Com isso em tela, este artigo tem como objetivo geral examinar a educação matemática sob uma perspectiva inclusiva e voltada, em específico, aos estudantes privados de liberdade, considerando as particularidades e os desafios inerentes a esse contexto. Para isso, levanta dados bibliográficos a partir de estudos já publicados sobre o tema, compondo um estudo qualitativo. Os resultados encontrados revelam que essa abordagem inclusiva é fundamental, já que ajudam os indivíduos a reencontrarem sua autonomia e cidadania, além de abrirem portas para oportunidades no futuro. Portanto, a Matemática, nessa perspectiva, torna-se uma ferramenta poderosa de transformação social, contribuindo para uma reintegração do jovem privado de liberdade mais efetiva na sociedade.
Palavras-chave: Educação Matemática. Sistema Prisional. Privados de Liberdade. Inclusão.
Texto completo:
PDFReferências
BERNARDI, Roseméri Simon. Políticas públicas, ensino superior e a cultura da sustentabilidade: uma abordagem inovadora para o fomento da cultura da sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Foz do Iguaçu: Normas, 2015.
BONATO, Fernanda Soares da Silva. A educação matemática como parte integrante da escola para a vida: contribuições na formação de mulheres privadas de liberdade. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
BENTO, Esaú Maranhão Sousa. Educação além das grades: o papel transformador da EJA na ressocialização de detentos no sistema prisional brasileiro. Humanidades e Tecnologia (FINOM), v. 29, n. 1, p. 408-421, 2024.
CRUZ, Djalma Machado da. A Matemática e a educação prisional na vida das educandas privadas de liberdade da PFF-UP de Foz do Iguaçu-PR. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Cascavel, 2022.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação Matemática. 6. ed. Campinas: Summus, 1986.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à Prática. 23. ed. Campinas: Papirus, 2012.
DA ROCHA RIBAS, Márcia Helena. Recursos na Educação Especial: Promovendo a Inclusão e Diversidade. Altus Ciência, v. 20, n. 20, p. 343-356, 2023.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
FRANKENSTEIN, Marilyn. Educação Matemática Crítica: uma aplicação da Epistemologia de Paulo Freire. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Ed.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MENDES, Amanda Ferreira; DE ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães; POLETTO, Lizandro. Educação inclusiva: desafios das crianças surdas no processo de alfabetização. Altus Ciência, v. 17, n. 17, p. 23-35, 2023.
MARTINS, Selma Pereira; BARRIOS, Maria Elba Medina. Transformando a educação matemática: o impacto das atividades lúdicas no engajamento e desempenho dos alunos. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 48, n. 1, p. 20-28, 2024.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação Escolar para Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 239-255, mai./agos. 2015.
PAIVA, Ana Maria Severiano de; SÁ, Ilydio Pereira de. Educação Matemática Crítica e Práticas Pedagógicas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 2, n. 55/2, p. 1-7, 2011.
SILVA, Tiago Nunes da; NUNES, Vânia Gonçalves. A educação como principal medida de ressocialização dos apenados e outras possíveis medidas. Cadernos da Fucamp, v. 17. n. 31, p. 88-109, 2018.
SKOVSMOSE, Ole. Inclusão, encontros e cenários. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n+. 64, set./dez. 2019.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação Matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.